Cuiabá | MT 23/04/2024
Saúde
Quarta, 13 de fevereiro de 2019, 17h12

Equipe do Samu participa de curso sobre atendimento pré-hospitalar


Marcos Vergueiro

Os profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão participando, nesta quarta-feira (13), de um curso de atualização para atendimento Pré-Hospitalar (APH) com enfoque em primeiros socorros às vítimas de acidente.

Ao todo, 40 profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares, que atuam na Capital e nos municípios de Chapada dos Guimarães, Poconé e Várzea Grande, estão participam da capacitação. O curso possui carga horário de 8h/aulas e está sendo ministrado pelos profissionais do próprio Samu que possuem mais tempo de experiência na área.

 

Os servidores serão capacitados em 10 modalidades práticas: retirada, imobilização, mobilização com colar cervical, avaliação primária e secundária, rolamento em prancha, retirada de capacete, parada cardiorrespiratório, reanimação, ovace - obstrução das vias aéreas, mobilização de membro e pelve e extricação rápida (retirada da vítima de dentro do carro). Todos que participaram receberão uma declaração de conclusão que possui o mesmo valor de um certificado.

De acordo com a responsável pela organização do curso, Vanessa Rezende, é sempre importante aprimorar o conhecimento dos profissionais que atuam no Samu. “O objetivo é cada vez mais melhorar a eficiência do serviço, garantindo um bom atendimento ao paciente e também evitando algum tipo de lesão. Se uma pessoa que sofre um acidente de carro for retirada de forma errada, pode ter sua situação agravada”.

De acordo com a coordenadora técnica, Patrícia Ferreira, todos os profissionais com pouco tempo de atuação no Samu tiveram que obrigatoriamente realizar a capacitação. “Foram escolhidos, obrigatoriamente, os novatos, alguns com dois meses de atuação e outros com um ano de atuação. Além deles, servidores que voltaram de alguma licença e ficaram um tempo sem trabalhar”.

A enfermeira Sidelina Pereira, da cidade de Poconé, é uma das profissionais que está participando da capacitação e disse que é importante para quem trabalhar na área da saúde estar constantemente se atualizando, para ter acesso a novos métodos de bom atendimento ou se adequando a novos protocolos.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114