Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Sexta, 22 de março de 2019, 18h54

Laços Maternos incentiva gestantes a valorizar cuidados com a saúde e bem-estar do bebê


Com a finalidade de atender mulheres gestantes que necessitam de cuidado, atenção e auxílio natalidade, proporcionando fortalecimento da convivência familiar e comunitária, a Secretaria de Assistência Social promove projeto social “Laços Maternos”, em 10 polos do município. Neste semestre, cerca de 300 gestantes e/ou mães são acompanhadas em proteção socioassistencial, saúde e qualificação profissional. Nesta edição o projeto ampliou para mais dois polos, passando de 8 para 10 unidades de acompanhamento. Os dois bairros contemplados com projeto foram Nossa Senhora da Guia e Jardim União. Desde implantação 1.650 gestantes foram assistidas pelo projeto social.

.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Flávia Omar, o projeto tem intuito de promover acolhimento e apoio as gestantes facilitando o entendimento de suas transformações que passam dentro e fora do corpo, envolvendo emocional, físico e o social. O projeto “Laços Maternos” é desenvolvido desde maio de 2015 e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde.

“Laços Maternos têm por finalidade também o fortalecimento afetivo entre mãe e filho durante a gestação e pós-nascimento do bebê. Cada unidade oferece 30 vagas por polo com duração de quatro meses. Nos encontros realizados semanalmente são desenvolvidas oficinas de confecção enxoval do bebê, além de atividades socioeducativas, palestras, artesanato e acompanhamento de saúde com equipe multidisciplinar com pré-natal. Sempre que um bebê está sendo gerado, uma mãe também está se desenvolvendo, se preparando para nascimento. Esta “dupla gestação” é fundamental para a formação de um vínculo afetivo saudável entre a mãe e o bebê”.

A secretária Flávia Omar reforçou que o projeto “Laços Maternos” promove ações multiprofissionais, preventivas e educativas às gestantes do município, a fim de melhorar saúde, bem estar e qualidade de vida das participantes, e consequentemente dos bebês. O trabalho oferece às gestantes recursos subjetivos e o auxílio prático para que possam realizar de forma mais harmônica a tarefa de ser mãe. Todos os artesanatos do kit são confeccionados sob a orientação da equipe técnica e pelas próprias gestantes do projeto.

Nos encontros são abordados assuntos ligados à importância do pré-natal, cuidados na alimentação, parto normal/humanizado, sustentabilidade familiar, relações de afeto e vários outros temas, além de atividades artesanais, orientações relacionadas à saúde da gestante e do bebê.

A Secretaria Municipal de Saúde através das unidades de saúde inscreve a gestante no projeto e também colabora destinando profissionais para o projeto. Fonoaudiólogos, médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas e assistentes sociais trabalham temas como: importância do pré-natal; aspectos emocionais na gravidez; saúde bucal do bebê; vacinação e teste do pezinho; desenvolvimento fetal; amamentação; direitos sociais e previdenciários da gestante, entre outros.

O público alvo do projeto é gestante em situação de vulnerabilidade social cadastradas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O projeto é executado nas Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas, Programa de Saúde da Família (PSFs) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114