Cuiabá | MT 24/04/2024
Saúde
Terça, 26 de março de 2019, 13h52

Hospital Regional de Barra do Bugres recebe 1ª visita técnica da Comissão de Saúde da ALMT


A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou a primeira visita técnica nesta última segunda-feira (25), no Hospital Regional de Barra do Bugres. Trata-se da primeira de uma série de visitas aos hospitais públicos do estado de Mato Grosso.

.

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social é composta pelos deputados: Paulo Araújo (PP), Lúdio Cabral (PT), presidente e vice-presidente, respectivamente. E os membros titulares Dr. Gimenez (PV), Dr. Eugênio (PSB) e Dr. João (MDB).

No hospital, a comitiva ouviu atentamente a responsável pela instituição, Jucélia Luz, que falou dos problemas que a unidade vem enfrentado, entre eles, o atraso nos repasses para pagamento de funcionários, bem como a falta de verba para pagamento de fornecedores.

“Em 2018, tivemos 2.578 internações, o que dá uma média de 230 internações por mês. Em 2019, houve uma queda significativa em fevereiro, em função da suspensão de algumas cirurgias eletivas, causada pelo atraso no repasse do governo. Nós temos um pouco mais de 5 milhões de reais para receber do governo e a nossa dívida é um pouco mais de 3 milhões. Com isso, percebe-se que há um equilíbrio financeiro na instituição. Se nós recebêssemos em dia o repasse do governo, teríamos cerca de 2 milhões em caixa e não estaríamos com atraso de salário dos médicos há cerca de cinco meses”, detalhou Jucélia.

A comitiva conheceu toda a estrutura do hospital. “A vinda da Comissão de Saúde da Assembleia ao hospital foi válida e positiva. Conseguimos mostrar a real situação que estamos passando. É importante que as pessoas vejam que estes problemas são pelo atraso no repasse do governo. Estamos em dificuldade financeira, e estes problemas são antigos. Esperamos que, por intermédio da comissão, essas dificuldades se resolvam”, afirmou o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde e também prefeito do município de Campo Novo do Parecis, Rafael Machado.

A visita foi liderada pelo presidente da comissão, deputado Paulo Araújo (PP). “O objetivo dessas visitas técnicas é tomar conhecimento da real situação de funcionamento das unidades hospitalares. Percorrendo os hospitais públicos do estado teremos subsídios compilados, a fim de produzir um relatório da saúde mato-grossense, contribuindo, assim, para melhores condições de atendimento na área da saúde em todo o estado. Como presidente da comissão, reafirmo meu compromisso com a área. Essa iniciativa fará a diferença nas conquistas para a saúde em Mato Grosso”, pontuou o parlamentar.

De acordo com o presidente da comissão, ao final das visitas será produzido um relatório. “A próxima unidade que iremos visitar é o Hospital Regional de Cáceres. O mapeamento final das visitas será apresentado para o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, e ao governador Mauro Mendes (DEM)”, explicou Paulo Araújo.

Para o prefeito de Barra do Bugres, Raimundo Nonato (PSB), a visita técnica é de suma importância para que o estado conheça a realidade do município. “Estamos satisfeitos com a presença da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e vamos fazer votos para unirmos forças, a fim de que melhorem os serviços de saúde não só em Barra, mas em todo o estado de Mato Grosso”, afirmou Nonato.

Além de Paulo Araújo, os deputados estaduais Dr. Gimenez (PV), Dr. Eugênio (PSB), Dr. João (MDB) e Faissal (PV) participaram da visita técnica.

Também acompanharam os trabalhos da Comissão de Saúde, os prefeitos Zé Mauro (PSD), de Arenápolis; Raimundo Nonato (PSB), de Barra do Bugres; Rafael Machado (PSD), de Campo Novo do Parecis; Zé Elpidio (PSD), de Nova Olímpia; Eugênio Pelachim (PSC), de Porto Estrela e Joabe Xiru (PSDB), de Santo Afonso. Também acompanharam a visita da comissão, o secretário-adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde do estado, Juliano Silva Melo; o secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Edson André Moura, e os vereadores Josoel Barbosa (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Barra do Bugres; Ronaldo Quintão (PP), presidente da Câmara Municipal de Tangará da Serra e a secretária de Saúde do município de Barra do Bugres, Cátia Oda.

Consórcio - Fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Médio Norte Mato-grossense, os municípios de Arenápolis, Barra do Bugres, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Estrela, e Santo Afonso.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114