Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Terça, 23 de abril de 2019, 11h04

Governo integra cerimônia de lançamento da 17ª Campanha de Vacinação das Américas


.

Com o tema “Não coloque sua vida e a de quem você ama em risco. Vacine contra a gripe”, o Governo de Mato Grosso, em parceria com o Ministério da Saúde, participou na manhã desta segunda-feira (22), da cerimônia oficial de lançamento da 17ª Campanha de Vacinação das Américas. O evento foi realizado no auditório da Sesc Arsenal e contou com a presença do governador Mauro Mendes, do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e demais autoridades políticas.

Durante o evento, foi apresentado um balanço com dados nacionais da Influenza. Os números mostram que, em 2017, foram registrados 2.691 casos; deste total, 498 pessoas vieram a óbito. Em 2018, houve uma redução significativa no número de diagnósticos, sendo registrados 392 casos; deste total, 68 pessoas morreram. Atualmente, os registros mostram que somente nos primeiros quatros meses do ano de 2019, o Brasil já registra 369 casos - até o momento, o número de óbitos pela doença atingiu o total de 67 pessoas.

Os públicos em que é preciso atingir a meta nacional são, especialmente, as grávidas e crianças. Pois, em 2018, o percentual atingiu apenas 77,8% das crianças e 80,8% das grávidas no Brasil. Em Mato Grosso, a atual edição da Campanha Nacional de Vacinação tem como principal objetivo imunizar 847.137 pessoas, que fazem parte do grupo prioritário.

Durante o evento de lançamento da Semana de Vacinação das Américas, o ministro da Saúde destacou que a vacinação é uma enorme conquista para a sociedade contemporânea e enfatizou que a atual geração de pais não têm a dimensão do que seria uma criança com a doença de Poliomielite.

“Estamos fazendo um esforço muito grande para algo que deveria ser uma comemoração, é uma conquista da humanidade, é um direito das nossas crianças. As mães e os pais de hoje não têm ideia do que é uma criança com ‘pólio’. Foram as avós de hoje que exigiram a vacina para os que hoje são seus netos”, argumentou o ministrei, Luiz Henrique Mandetta.

Na ocasião, o ministro também ressaltou e desmentiu algumas fake news que circulam na internet e que provocam más consequências no processo de imunização, visto que, segundo essas informações falsas, a vacinação não teria efeito contra nenhuma doença e os componentes seriam agentes de efeitos colaterais. “A gente vê, infelizmente, muitos pais, muitas mães que, por ignorância, que por ter aquela fonte como uma fonte fidedigna, deixam de vacinar seus filhos. Os depoimentos são de pessoas que perderam filhos, crianças e adolescentes pra doenças perfeitamente controláveis por vacina”, reiterou.

Durante o discurso, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, disse que o Estado vai trabalhar duro para apresentar bons números de vacinação e criar mecanismos de reversão do baixo índice de imunização nos anos anteriores. “Nós podemos realizar campanha nas escolas, criar muitos mecanismos para que as pessoas possam ter a oportunidade de receber a vacina. Prevenir é mais barato do que remediar”, declarou. O chefe do Poder Executivo pontuou que todos os atores do Estado de Mato Grosso podem dar o exemplo e agir de forma mais dirigente na prevenção.

O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, também reiterou o compromisso com as metas de imunização. “Diante da atual cobertura de vacinação, a Secretaria de Estado de Saúde estará absolutamente empenhada no alcance das metas estipuladas pelo Governo Federal e realizará uma força-tarefa para atingir um excelente desempenho”, concluiu o gestor.

.

Posto de vacinação

Durante o evento, foi disponibilizada uma sala de imunização, um espaço voltado para a vacinação de crianças, adultos e idosos. Para incentivar e atrair mais pessoas, o chefe do Poder Executivo, Mauro Mendes, recebeu uma dose da vacina e foi imunizado contra a gripe pelo ministro da Saúde, Luiz Mandetta, que é médico por formação. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114