» mais
Comentar           Imprimir
Saúde
Sábado, 04 de maio de 2019, 09h39

Secretaria promove práticas integrativas de saúde para servidores


.

Nesta sexta-feira (03), comemora-se o dia Nacional de Práticas Integrativas Complementares em Saúde, incorporadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e instituídas no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2006.

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) utilizam recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e recuperação da saúde.

Em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) promove as práticas voltadas para os seus servidores com o desenvolvimento de atividades como a acupuntura e a auriculoterapia. As práticas envolvem diversos estudos e ciência milenar ao promover a aplicação de agulhas, sementes e cristais em pontos específicos, com o objetivo de tratar e prevenir muitos sintomas e patologias.

De acordo com a servidora Else Saliés Fonseca, responsável técnica da Política Nacional das PICS da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde (SAS/SES/COPHS/MT), desde 2018, o Sistema Único de Saúde (SUS) implantou 10 procedimentos nas PICS – perfazendo um total de 29 procedimentos pelo Estado, que até então incorporava 19.

Os tratamentos utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais voltados para a prevenção de doenças como a depressão e hipertensão. Dentre as possibilidades de terapia, estão: apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais. Esses serviços são ofertados também ao cidadão usuário do SUS, por meio da rede de atenção básica de saúde nos municípios. 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114