Cuiabá | MT 24/04/2024
Saúde
Sábado, 04 de maio de 2019, 09h39

Secretaria promove práticas integrativas de saúde para servidores


.

Nesta sexta-feira (03), comemora-se o dia Nacional de Práticas Integrativas Complementares em Saúde, incorporadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e instituídas no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2006.

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) utilizam recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e recuperação da saúde.

Em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) promove as práticas voltadas para os seus servidores com o desenvolvimento de atividades como a acupuntura e a auriculoterapia. As práticas envolvem diversos estudos e ciência milenar ao promover a aplicação de agulhas, sementes e cristais em pontos específicos, com o objetivo de tratar e prevenir muitos sintomas e patologias.

De acordo com a servidora Else Saliés Fonseca, responsável técnica da Política Nacional das PICS da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde (SAS/SES/COPHS/MT), desde 2018, o Sistema Único de Saúde (SUS) implantou 10 procedimentos nas PICS – perfazendo um total de 29 procedimentos pelo Estado, que até então incorporava 19.

Os tratamentos utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais voltados para a prevenção de doenças como a depressão e hipertensão. Dentre as possibilidades de terapia, estão: apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais. Esses serviços são ofertados também ao cidadão usuário do SUS, por meio da rede de atenção básica de saúde nos municípios. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114