Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Quinta, 23 de maio de 2019, 22h00

TCE: Relator da Saúde apresenta levantamento de irregularidades ao secretário estadual


.

Irregularidades constatadas na área da saúde estadual e demais processos em tramitação na relatoria  da pasta, motivou reunião entre o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, o conselheiro Guilherme Antonio Maluf  quando foi apresentado um levantamento realizado pela Secretaria de Controle Externo de Saúde e Meio Ambiente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, mostrando as principais fiscalizações desencadeadas pelo órgão fiscalizador. O levantamento foi solicitado pelo secretário para que tome conhecimento das demandas bem como também das recomendações feitas pelo TCE-MT. A proposta do gestor é propor ao Tribunal um novo Termo de Ajustamento de Gestão (TAG). A reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira (23/5), no gabinete do conselheiro Maluf, no TCE-MT.


Gilberto Figueiredo reforçou ao conselheiro Maluf o interesse em adotar medidas de acordo com as ações indicadas pelo Tribunal. Para isso, solicitou a pactuação de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) com prazos exequíveis ao cumprimento das recomendações, a fim de que a atual gestão possa cumprí-las de forma regular, clara e com lisura administrativa e legal.

Os processos e recomendações são relativos a: regulação de pacientes em hospitais regionais e de Várzea Grande; indenizações; serviços hospitalares desativados; gestões realizadas por Oscips; medicamentos; bloqueios judiciais; processos licitatórios; atendimento domiciliar; pagamento de pessoal e fornecedores; e contratos.


Blitz na saúde: auditores do TCE-MT fazem vistoria na Unidade de Saúde Familiar

O primeiro TAG celebrado entre o TCE-MT e a SES foi em 2015, resultado de uma auditoria operacional concluída em 2014, e previa o cumprimento de 53 compromissos relativos à problemas estruturais. Em julgamento realizado no dia 28 de março de 2017, o Tribunal decidiu rescindir o TAG, por descumprimento dos prazos. O termo previa prazos de 3 a 36 meses nas áreas de Atenção Básica, Regulação Assistencial e Assistência Farmacêutica, mas o Estado conseguiu cumprir somente 20% ao final do quarto monitoramento. Ao todo, três secretários de Estado que passaram pela pasta foram multados por violação do Termo de Ajustamento de Gestão.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114