» mais
Comentar           Imprimir
Saúde
Quarta, 29 de maio de 2019, 15h31

Pit Stop que acontece na sexta-feira (31) destaca malefícios do tabagismo


31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco. Para marcar a data e conscientizar a população sobre os malefícios que o vício do cigarro pode causar e que poderiam ser evitados, a Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat), a Polícia Militar (PM), o Sesc e a Pastoral da Sobriedade vão realizar Pit Stop na Praça Brasil, entre a Rua Fernando Corrêa e a Avenida Amazonas, na sexta-feira (31), a partir das 8 horas.

 

.

A fim de mostrar à sociedade que uma mudança para hábitos saudáveis é possível e está ao alcance de todos a partir da disposição em modificar suas escolhas, a mobilização utiliza o mote “Troque seu cigarro por uma vitamina”. Com base nessa ideia, durante o Pit Stop, alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Rondonópolis e a PM, vão distribuir saladas de frutas a todos que passarem no local.

“Nosso objetivo é mostrar que trocar o cigarro por uma fruta, enfim, um alimento que tem vitamina e é saboroso e saudável, é uma atitude viável a qualquer um que se empenhe nesse sentido”, salienta o coordenador do Programa de Combate ao Tabagismo da Pasta da Saúde, Joel Moura de Souza.

Além do tabagismo ser considerado uma doença crônica não transmissível causada pela dependência de nicotina presente nos produtos à base de tabaco, ele ainda ocasiona outras patologias cardíacas, pulmonares e cerebrovasculares. Registros da Organização Mundial de Saúde (OMS) contabilizam, ao ano, mais de 150 mil mortes, no Brasil, provocadas pelo tabagismo. Em escala mundial, esse número eleva-se a seis milhões. A OMS ressalta que esse vício é a principal causa de mortes evitáveis no planeta e prevê que esse número pode subir para oito milhões de vítimas fatais no planeta em 2030.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114