Cuiabá | MT 23/04/2024
Saúde
Sábado, 01 de junho de 2019, 14h26

MPF cobra instalação de Programa e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar em Mato Grosso


Anvisa, União e o próprio Estado são acionados judicialmente pelo Ministério Público Federal no Mato Grosso
 

Imagem ilustrativa
.

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso ingressou com Ação Civil Pública (ACP) contra a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a União e o estado de Mato Grosso. Os requeridos devem promover a implementação do Programa de Controle de Infecção Hospitalar em Mato Grosso, bem como a implantação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.

Matérias relacionadas
Adolescente que chegou de UTI Aérea no PS de Cuiabá retorna de carro funerário a Sinop
Direção Pronto Socorro diz que não tinha conhecimento do quadro grave de Vitor Hugo
Saúde em Cuiabá não informa quadro do paciente Vitor Hugo
Sem especialistas, agrava quadro de saúde de jovem trazido de Sinop para Cuiabá

A ACP é resultado do Inquérito Civil Público 1.20.000.000549/2009-01 (2º Ofício de Cidadania – Desoneração PR-Chefe), instaurado a partir de expediente oriundo do MPF em São Paulo, que investigava no seu âmbito de atuação a ausência de ampla divulgação dos índices de infecções hospitalares no país, bem como possível descumprimento da Lei 9.431/97 e da Resolução RDC 48, da Anvisa, referente à implantação de comissões de infecção hospitalar nos estados e municípios.

Após dez anos, esgotadas todas as diligências possíveis, constatou-se que as tentativas de solução extrajudicial não geraram resultados. Dessa forma, foi proposta a ação com o intuito de obter tutela jurisdicional de natureza condenatória para compelir os entes requeridos a cumprir suas obrigações legais de promover o controle das infecções hospitalares, bem como a publicidade de seus índices.

Nesse sentido, durante as investigações no bojo do inquérito, constatou-se a indevida omissão da Secretaria de Estado de Saúde (SES) em promover a instalação do Programa de Controle de Infecção Hospitalar.

A Anvisa, embora admitindo sua atribuição de acompanhamento, avaliação e fiscalização das ações de vigilância sanitária executadas por estado e municípios, inclusive as ações de controle de infecção em serviços de saúde, se limitou a concluir no expediente a constatação da dificuldade e deficiência do serviço de controle dos índices de infecção hospitalar no estado de Mato Grosso, sem destacar qualquer providência tomada para reverter tal situação.

Diante disso, o MPF requer o deferimento da liminar a fim de que o Poder Judiciário determine a adoção de providências necessárias e suficientes pelos entes federativos para corrigir as irregularidades identificadas pelo Inquérito Civil Público 1.20.000.000549/2009-1.

O Ministério Público Federal, entretanto, não informou levantamentos a respeito de casos de infecção hospital em Mato Grosso, ou mesmo na Capital, Cuiabá. 

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114