Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Quinta, 20 de junho de 2019, 19h35

Saúde Municipal participa da Oficina de Territorialização do SUS


A equipe técnica de gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Sinop participou, entre os dias 10 e 12 de junho, na faculdade Unic-Sinop, de uma Oficina de Territorialização do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento colabora com a Política Nacional da Atenção Básica (PNAB) e foi organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) a 14 municípios da Regional de Saúde Teles Pires e, contou com o apoio do Escritório Regional de Saúde.

.

A capacitação vem para complementar os levantamentos demográficos (estudo estatístico referente a uma população), que já vem sendo realizado em Sinop, desde o dia 09 de fevereiro, conforme determinação da prefeita Rosana Martinelli. “Sinop está crescendo muito e precisamos acompanhar esse ritmo, tanto de populares quanto de áreas com a abertura de novos bairros e, o remapeamento é a melhor forma conhecer nossos munícipes e assim atender suas necessidades com prontidão”, afirma a gestora.

A oficina ministrada pelo enfermeiro Valdenir Alexandre Ciconello Neto, de Ubiratã – PR, objetivou transferir conhecimentos técnicos para os envolvidos sobre a nova política da PNAB, que determina que a gestão municipal tenha o conhecimento seu território – que engloba o individuo, a família, a residência, o bloco, a micro área e a área – sendo eles, parte do programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF). De acordo com a coordenadora do controle de avaliação da Secretaria, Marlene de Souza Lima, a ação é fundamental para o desenvolvimento das Redes de Atenção a Saúde e visa o planejamento dos territórios municipais e suas particularidades.

“Esse evento foi o primeiro passo para fomentar as ações em saúde dentro do município, visando assim, a garantia de um serviço de qualidade para os munícipes, junto a uma melhor aplicabilidade dos recursos, federal, estadual e municipal. A oficina deu a oportunidade de conhecimento técnico e de ferramentas de planejamento aplicáveis para a gestão”, frisa Marlene.

Representaram à saúde municipal, os coordenadores da Atenção Básica, vigilância e saúde, assistência farmacêutica, e a equipe técnica de gestão. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114