Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Sábado, 06 de julho de 2019, 13h01

Aumento de ocorrência leva policiais a aldeias alertando sobre drogas e álcool


Houve aumento de índios envolvidos em ocorrências de acidentes de trânsito com vítima fatal, por embriaguez; casos de violência doméstica e outros transtornos causados pelo uso abusivo de álcool e drogas

Sobre as águas do Rio Juruena, policiais militares de Juína enfrentaram horas de viagem a barco e mais de 100 km de estrada de terra no mês Junho para alertar 500 indígenas das aldeias da etnia Rikbktsa sobre a entrada de drogas ilícitas e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabaco nas comunidades indígenas da região.

.

O aumento de índios envolvidos em ocorrências de acidentes de trânsito com vítima fatal, em decorrência de embriaguez ao volante, casos de violência doméstica e outros transtornos causados pelo uso abusivo de álcool e drogas, motivaram os policiais a levarem para aldeias palestras educativas sobre os danos à saúde causados pelo uso do tabaco, bebidas alcóolicas e entorpecentes.

Cerca de 500 índios, entre adultos, crianças e idosos de 16 aldeias da etnia Rikbakts, receberam informações preventivas. Das aldeias visitadas, em quatro delas só foi possível chegar por meio de embarcação pelo Rio Juruena.

 

O sargento Rodrigo Deniz Araujo, que ministrou algumas das palestras nas aldeias, conta que o trabalho é preventivo e de alerta mesmo, visto que o consumo de álcool está causando muitos acidentes de trânsito com índios em torno das aldeias, a ponto de alguns condutores virem a óbito, principalmente motociclistas. O sargento diz ainda que outro problema é a entrada de drogas ilícitas nas aldeias, que vem ameaçando a identidade cultural dos povos indígenas.

Trabalho é tido como satisfação pelo envolvimento com a comunidade e principalmente as crianças

“Vem aumentando o uso de drogas licita e ilícitas dentro das aldeias. Os índios vêm enfrentando problemas de saúde também por consumo de bebidas alcoólicas e tabaco. Nós mostramos que esses vícios estão acabando com a cultura deles, e a identidade indígena. Então nós levamos vídeos impactantes sobre os danos causados pelo uso dessas drogas, passamos orientações e apontamos alguns caminhos para sair desses ciclos viciosos. Nós mostramos também que essas coisas estão aumentando os índices de acidentes de transito e criminalidade, afetando toda comunidade” , explica o sargento.

A ação é coordenada pelos policiais do 20º Comando Regional de Policia Militar de Juína e realizada desde 2011. As visitas nas comunidades indígenas acontecem duas vezes ao ano na região. A equipe é formada por três militares que são instrutores do Programa Educacional de Resistência às drogas (Proerd) e atuam nas aldeias em conjunto com profissionais da Casa de Saúde Indígena (Casai).

 

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114