» mais
Comentar           Imprimir
Saúde
Terça, 16 de julho de 2019, 17h06

Governo apresenta estrutura da Santa Casa para conselheiros do TCE


Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Isaías Lopes e Jaqueline Jacobsen, conheceram nesta terça-feira (16.07) a estrutura do Hospital Estadual Santa Casa. A visita técnica da unidade foi comandada pelo governador Mauro Mendes, pela primeira-dama Virginia Mendes, e pelo secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo.

 

Mayke Toscano/Secom-MT
Conselheiros do TCE conhecem estrutura da Santa Casa, junto com o governador Mauro Mendes, a primeira-dama Virginia Mendes e o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo

Mauro Mendes destacou que a reabertura do hospital será no próximo dia 23 de julho, terça-feira. "Fizemos questão de acompanhar a reta final das obras da Santa Casa e caminhamos por todos os setores para apresentar um panorama aos conselheiros do Tribunal de Contas", explicou.

Durante a visita, o gestor da Saúde realizou uma apresentação aos conselheiros, destacando todos os problemas encontrados e os trabalhos de intervenção necessários para o funcionamento do Hospital Estadual.

“Todos os setores passaram por readequações e, em breve, nós estaremos entregando à população um hospital moderno e de capacidade ampla de atendimento a todos os usuários do Sistema Único de Saúde”, disse Figueiredo.

 

Após a apresentação, os conselheiros percorreram o setor administrativo da unidade, a recepção, o Centro Cirúrgico, as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto, pediátrica e neonatal, a brinquedoteca, a cozinha e os corredores, para observar de perto a revitalização da unidade.

Jaqueline Jacobsen, que já conhecia a antiga estrutura do hospital, considerou positivo o trabalho realizado no hospital e parabenizou o interesse do Governo em sanar os problemas da saúde.

“Este hospital é grande, são mais de 200 leitos e o trabalho realizado pelo Governo de Mato Grosso é muito positivo, pois essa reforma era necessária, tendo em vista que haviam problemas de infiltração e contaminação, ocasionadas pela infraestrutura que é antiga. O Governo está de parabéns por fazer essa reforma e assumir a Santa Casa”, disse a conselheira.

Reabertura do Hospital

Para a solenidade de reabertura do Hospital Estadual Santa Casa na próxima semana estará presente o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, entre outras autoridades.

A unidade iniciará com atendimentos nas áreas de Oncologia (tratamento de câncer), Nefrologia (hemodiálise), UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal, Pronto Atendimento Infantil, cirurgias pediátricas e geral. Também serão ofertados Serviços de Apoio e Diagnóstico Terapêutico (SADT), como Tomografia, Raio-X, Ultrassonografia, Densitomestria Óssea, Cateterismo, Ressonância para crianças, hemoterapia, exames laboratoriais clínico e de anátomo-patológico (usado para o diagnóstico preciso de doenças).

O caso Hospital Santa Casa

Após uma grave crise financeira, o hospital mantido pela Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá – mais antiga unidade de saúde da Capital – fechou as portas no dia 11 março deste ano, ocasião em que deixou de prestar atendimentos de saúde à população mato-grossense.

Diante da situação, o Governo do Estado decretou, no dia 2 de maio, a requisição administrativa dos bens e serviços da Santa Casa de Misericórdia assumindo o controle da unidade com o objetivo de assegurar os atendimentos de média e alta complexidade aos cidadãos que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A equipe técnica da Secretaria de Saúde está em uma força-tarefa, que visa à entrega de um novo hospital à população mato-grossense. Não é simples colocar uma unidade dessa proporção para funcionar, mas estamos trabalhando com muita determinação”, disse Figueiredo.

Durante o processo de estudo e avaliação do prédio, a equipe da SES-MT constatou que algumas readequações precisavam ser feitas para atender às normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária. Diversas intervenções foram necessárias, como troca de piso, pintura, manutenção do telhado e da rede elétrica e revitalização das alas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da cozinha, do refeitório, da recepção e do setor administrativo.

Neste momento, a equipe da SES-MT trabalha para restabelecer o pleno funcionamento do novo Hospital Estadual Santa Casa no menor espaço de tempo possível, inclusive, com a contratação de funcionários, médicos e prestadores de serviços. 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114