» mais
Comentar           Imprimir
Saúde
Segunda, 05 de agosto de 2019, 05h49

HUJM promove Agosto Dourado sobre importância do aleitamento materno


Com o objetivo de sensibilizar sobre a importância do aleitamento materno e de estimular as doações, o Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT/Ebserh), por meio do Banco de Leite Humano (BLH), promoveu a terceira edição da campanha "Agosto Dourado".

.

 

A chefe da Divisão de Enfermagem do HUJM, Loidjane Trajano, enfatizou a importância da campanha. "O aleitamento materno fornece alimentação completa para a criança, possibilitando seu pleno desenvolvimento. O BLH, além da captação, atua como agente de sensibilização para a sociedade em geral", explicou.

Na visão da chefe da Unidade de Atenção à Saúde da Mulher, Débora Prado, a importância da campanha vai além da sensibilização. "Com a diminuição do leite materno ministrado às crianças, aumentaram riscos de desnutrição, obesidade e outras doenças. O momento também representa reconhecimento às mães doadoras", prosseguiu.

Para a coordenadora e responsável técnica do BLH, Marli Eliane Uecker, explicou que o banco está atuando desde 2003. "O Banco trabalha, de maneira integrada, a amamentação e doação. As mães que puderem doar o leite podem nos procurar, agendando um horário, e o Banco providenciará transporte para captação do leite e visitas para orientação", pontuou.

Além da sensibilização por meio de palestras explicativas, o evento, transcorrido na quinta-feira (1º), contou com apresentação teatral dos estudantes do sexto semestre de Enfermagem da UFMT, sorteio de brindes e reconhecimento aos colaboradores da equipe do BLH.

Para realizar agendamentos e obter mais informações sobre o BLH, ligue para (65) 3615-7203.

A importância de doar

Nutricionista e egressa da UFMT, Amanda Baziqueto narrou sua vivência com seu filho, Arthur, de seis meses. "Enfrentei resistências na família sobre ministrar outros alimentos e busquei não utilizar nenhum tipo de bico. Estava participando de um grupo de mães e soube do BLH por meio do estágio. Logo que constatei excesso de leite, aluguei a aparelhagem para efetuar as doações", comentou.

A auxiliar administrativa Cícera Domingos doa leite desde o nascimento de Gabriel, hoje com dois meses. "Obtive orientação do plano de saúde para doar leite materno e tive dificuldades com o primeiro filho, que esteve na UTI. Portanto, poder amamentar e retribuir com o próprio leite, produzido no corpo, é uma bênção, uma alegria muito grande", afirmou.

A servidora pública Marenilza Gomes, mãe de Miguel, seis meses, percebe a doação como ato de amor. "É realmente gratificante poder ajudar outras crianças, e incentivo as mães a doarem também. Portanto, é muito importante atividades como estas para a importância do leite e de possibilitar o desenvolvimento e fortalecimento de vínculos", concluiu.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114