Cuiabá | MT 04/12/2021
Saúde
Quinta, 22 de julho de 2010, 18h38

Trabalhadores da Eletronorte contribuem em campanha do Hemocentro


“A vida de alguém depende de você”. Esta foi a frase da campanha de doação de sangue na regional Eletrobras Eletronorte, em Cuiabá, hoje. A iniciativa ocorreu em parceria com o MT-Hemocentro que disponibilizou

seu posto móvel para a realização do ato. Com as doações, aproximadamente 96 vidas poderão ser salvas com as 24 doações contabilizadas. Para cada doação, quatro componentes do sangue são aproveitados: hemácias, plasma, plaquetas e leucócitos.

Entre os doadores estavam os que já realizam doações há anos e os que tiveram a experiência pela primeira vez. Um exemplo é a estagiária Camila Lobão que afirmou que o ato de doar sangue não é difícil. “Achei que seria doloroso, mas estava enganada. Nunca tinha doado, e agora encontrei a oportunidade de ajudar as pessoas”.

Para o biólogo, Fabio Leria, o ato de doar sangue deveria ser uma obrigação para beneficiar as outras pessoas. “Já era doador e acho que a iniciativa deveria ser vista como um dever. Podemos salvar vidas”.

Mitos

Muitas pessoas deixam de doar sangue por falta de informação, como afirma a enfermeira do MT-Hemocentro, Simone Brandão. De acordo com ela, mitos como “se eu doar sangue, vou engordar” ou “se eu tiver que doar uma vez terei que fazer isso para sempre” impedem que muitas pessoas realizem a iniciativa de salvar vidas.

“Ao doar sangue, a pessoa pode ajudar até quatro pessoas. A parceria entre a Eletronorte e o Hemocentro é de suma importância, pois estamos precisando de mais sangue em razão das férias. Nessa época, o número de doadores diminui, o número de acidentes aumenta e a participação das pessoas é fundamental”, explica Simone.

Esta é a segunda vez que a assistente administrativo, Fátima Jaber, doa sangue. De acordo com ela, a comodidade de trazer o posto móvel do Hemocentro incentiva a doação. “Doar sangue não dói e é rápido. Dessa forma, podemos ser úteis ajudando o próximo”.

Na foto, a colaboradora da área Administrativa da Eletronorte, Natália de Pádua Melo Padilha.




Busca



Enquete

Com Emanuel afastado, o vice Stopa traz recursos do governo Mauro. O que você acha?

Com Stopa Cuiabá só tem a ganhar
Emanuel fazia birra e Cuiabá perdia
Mauro poderá fazer muito mais por Cuiabá com Stopa
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114