Cuiabá | MT 19/04/2024
Saúde
Terça, 03 de agosto de 2010, 16h04

Saúde alerta população sobre aumento de casos de virose


A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande (SMS/VG) por meio da Vigilância Epidemiológica Sanitária emite alerta a toda a população sobre a alta incidência de casos de virose neste período de seca. A virose causa diarréia e mal estar.

 

Conforme dados fornecidos pelo setor foi registrado um aumento de mais de 100% no número de casos de virose, nas últimas semanas o número de casos saltou de 161 para 361 casos registrados.

 

A Secretaria alerta a população para os seguintes cuidados: adicionar duas gotas de hipoclorito de sódio a cada litro de água e ferve-la durante cinco minutos. É comum haver um aumento de casos de diarréia no verão por causa das condições climáticas que propiciam a proliferação de micro-organismos nos alimentos, além da circulação de vírus no ar e nas águas.


“Esses detalhes fazem com que diminua os índices de diarréia e previnam a doença, pois, através desses cuidados os microorganismos existentes na água são eliminados. Vale reforçar que todas as unidades de saúde do município oferecem gratuitamente o hipoclorito de sódio e o soro para reidratação”, frisa a diretora da Vigilância Epidemiológica Sanitária, Maria Guimarães. “O risco maior é a desidratação, que se não for tratada adequadamente, pode levar a morte”, acrescenta Maria.

 

TRANSMISSÃO - A diarréia é transmitida pelo contato direto e indireto com pessoas, objetos, alimentos ou água contaminados. O contágio também pode ocorrer por meio da água da piscina, mar, rios e lagos.

 

É o aumento do número das evacuações e/ou alteração na consistência das fezes. Tem início súbito e com duração inferior a três semanas. Na maior parte dos casos, a diarréia dura entre 3 e 5 dias. Pode ser causada por vírus, bactérias ou parasitas. A doença pode ser provocada pelo consumo ou exposição à água não tratada e contaminada, má higienização das mãos antes e depois de atividades diárias e consumo de alimentos contaminados. Utensílios de cozinha contaminados e higiene pessoal inadequada também podem causar o problema.

 

Caso não seja tratada adequadamente, as diarréias podem causar desidratação, que – em casos mais graves – pode levar a morte.

 

SINTOMAS - Desconforto abdominal, cólica, estufamento, gases, mal-estar, aumento no número de evacuações – com diminuição da consistência das fezes – náuseas e vômito. Em casos graves, são registrados sangramentos, febre, pus ou muco nas fezes.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114