Cuiabá | MT 04/12/2021
Saúde
Quinta, 19 de agosto de 2010, 16h48

Secretaria de Saúde de VG participam de comitê em combate a dengue


O Auditório de Reuniões da Prefeitura Municipal de Várzea Grande foi palco da realização do Comitê de discussão da dengue na tarde do dia 18.08. No encontro representante das secretarias municipais se uniram em prol de um único objetivo, ou seja, combater a dengue no município de Várzea Grande.


Segundo a superintendente técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Valdete Marques Antiqueira, a idéia da reunião é fazer uma junção entre todas as secretarias para que seja realizada uma ação integrada na cidade, em combate ao mosquito.

“O Combate à Dengue é uma responsabilidade dos órgãos públicos e de toda população. O mosquito da dengue se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a redução e, quem sabe, a erradicação desta doença do Brasil. O combate a dengue é um compromisso de todos nós, se cada um fizer sua parte estaremos combatendo essa doença”, alerta Valdete, acrescentando que Combate à Dengue é uma questão de saúde pública.

Valdete ainda reforça sobre os cuidados a serem tomados, medidas de Combate à dengue (para eliminar os criadouros e evitar a reprodução e proliferação do aedes aegypti).

- Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;

- Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;

- Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.

- A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;

- Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;

- Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;

- As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;

- Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).

- Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;

- As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.

- Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.

No encontro participaram representantes de todas as secretarias.




Busca



Enquete

Com Emanuel afastado, o vice Stopa traz recursos do governo Mauro. O que você acha?

Com Stopa Cuiabá só tem a ganhar
Emanuel fazia birra e Cuiabá perdia
Mauro poderá fazer muito mais por Cuiabá com Stopa
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114