Cuiabá | MT 04/12/2021
Saúde
Sexta, 20 de agosto de 2010, 17h27
Prevenção

Saúde VG reforça sobre a importância da campanha de câncer de colo de útero


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VG) através da Diretoria de Atenção Básica reforça mais uma vez a população feminina existente no município para que compareçam a um posto de saúde e façam o exame preventivo de câncer de Colo de útero, CCO.

 

De acordo com o secretário municipal de saúde, Renato Tetilla, Várzea Grande iniciou no mês de junho uma campanha de prevenção ao câncer de colo de útero, mas até o momento poucas mulheres realizaram o exame preventivo.

Conforme dados da Diretoria de Saúde Básica foram computados cerca de 1,5 mil exames preventivos até o momento em todas as 19 unidades de saúde desde o início da campanha, segundo o secretário a procura foi considerada baixa quando comparado a população feminina no município. A meta é atingir 12 mil exames. A campanha será realizada até o dia 24 de setembro em todas as unidades de saúde da cidade.

Devido ao baixo índice de procura pelo preventivo, Tetilla alerta as mulheres sobre a importância de realizar o exame todos os anos.“O exame é muito simples e está disponível em todas as unidades de saúde, mas infelizmente não está incorporado à nossa cultura, às vezes as mulheres não têm o hábito de ir ao ginecologista com freqüência. Mas a procura ainda está bem abaixo do índice de mulheres nesta faixa etária”, reforça.

Ainda segundo Tetilla todas as unidades de saúde realizam a coleta de exames nos serviços de rotina diários. “Quem ainda não aderiu ao movimento e fez seu preventivo pode comparecer a unidade de saúde mais próxima de sua casa e realizar os procedimentos, que no prazo de trinta a quarenta dias o resultado será entregue. Fazendo o exame periodicamente, você esta dando o primeiro passo para se proteger contra o câncer do colo do útero”, explica.

 

CÂNCER DE COLO DE ÚTERO - A ciência evidencia claramente a necessidade de exames de colpocitologia Oncólica (CCO) a partir do 3º ano após o início da vida sexual, tornando-se necessária anualmente ou de dois em dois anos até os 30 anos. Em mulheres maiores de 30 anos e com fatores de risco associável (histórico familiar de CA e DST`s/AIDS) recomenda-se controle de citologia oncólica anualmente.

 

PREVENÇÃO - Fazendo o exame de Papanicolau periodicamente, você esta dando o primeiro passo para se proteger contra o câncer do colo do útero. O exame de Papanicolau pode detectar células anormais na superfície do colo do útero, e que poderiam tornar-se pré-cancerosas ou cancerosas. Sendo assim, certifique-se de seguir as recomendações do seu médico a respeito do exame de Papanicolau. Ele pode ajudar a detectar mudanças celulares suspeitas no colo do útero antes que elas se transformem em câncer. Você também pode se informar com seu médico a respeito de outras formas de reduzir as chances de adquirir o câncer do colo do útero.

 




Busca



Enquete

Com Emanuel afastado, o vice Stopa traz recursos do governo Mauro. O que você acha?

Com Stopa Cuiabá só tem a ganhar
Emanuel fazia birra e Cuiabá perdia
Mauro poderá fazer muito mais por Cuiabá com Stopa
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114