Cuiabá | MT 04/12/2021
Saúde
Quarta, 25 de agosto de 2010, 12h49
Workshop

Reuniões sobre protocolo de Ortopedia têm resultados positivos


Ortopedistas cooperados da Unimed Cuiabá participaram, entre os dias 19 e 21 de agosto, de um Workshop com o consultor da Unimed Federação do Rio Grande do Sul (RS), Luiz Ziegler Jesus. O objetivo é discutir um protocolo de indicações acerca de procedimentos e uso de materiais pelos cooperados. Na avaliação do coordenador da Comissão Técnica, Salvino Ribeiro, as reuniões realizadas com executores das áreas de quadril, joelho, ombro, coluna e punho tiveram um resultado positivo.

Com exceção de ombro, coluna e quadril, cujos procedimentos já possuem protocolos de acordo com os preceitos legais e éticos, a ideia é iniciar uma discussão com o intuito de elaborar as normatizações em conjunto com os executores e com o respaldo da Câmara de Especialidade. Para o consultor em Ortopedia, a conscientização dos médicos com relação ao reflexo do protocolo no atendimento ao cliente superou as expectativas.

Luiz Ziegler frisou que há muitas variantes no atendimento de cada paciente. “Por isso, a ideia é padronizar, tornando os procedimentos homogêneos, a partir de um parâmetro estipulado pelos próprios profissionais”, acrescentou o consultor. De acordo com ele, tal medida possui a função de agilizar o fluxo de solicitações/autorizações dos procedimentos na área da Ortopedia tendo sempre como norte a melhor assistência possível ao usuário.

A Comissão Técnica propôs a continuidade do processo. O interesse dos cooperados em discutir o assunto surpreendeu o coordenador. “Considero que avançamos bastante, principalmente nas abordagens sobre procedimentos relacionados ao quadril, joelho e ombro”, destacou Salvino Ribeiro.

Participante ativo de reuniões sobre os procedimentos ortopedistas, o médico cooperado Alex Silva Santiago Lopes considerou a reunião importante. “A uniformização da conduta médica e do uso de materiais é um passo importante que reflete na qualidade do atendimento ao paciente”, ressaltou o ortopedista. O auditor da Unimed Cuiabá na área de Ortopedia, Dorival Luzia, salientou os resultados positivos obtidos pelos médicos que falam a mesma língua. “Hoje há inúmeros instrumentos disponíveis, mas é preciso garantir a qualidade deles para que o profissional se sinta seguro e realize um procedimento que o beneficiário merece e tem direito”.

O consultor - Luiz Ziegler Jesus é graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (1972); fez residência na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (SCMSP), entre 1973 e 1975; estágio em Cirurgia da Mão e do Pé em 1975 (PFern); possui experiência em medicina esportiva: Curso e Prática com atletas; integrou a Auditoria da Unimed Porto Alegre por 14 anos e integra a Central das Unimeds do RS há dois anos; foi responsável pelo Controle de Contas do ex-INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social). Além disso, o consultor atua na área de Ortopedia em consultório, cirurgias e congressos.




Busca



Enquete

Com Emanuel afastado, o vice Stopa traz recursos do governo Mauro. O que você acha?

Com Stopa Cuiabá só tem a ganhar
Emanuel fazia birra e Cuiabá perdia
Mauro poderá fazer muito mais por Cuiabá com Stopa
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114