Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Quarta, 29 de setembro de 2010, 13h13
Solidariedade

Pantanal Shopping realiza campanha de doação de sangue amanhã


O clima quente e seco que assola o estado de Mato Grosso tem deixado a população suscetível a doenças respiratórias. Nesta época as pessoas se sentem menos dispostas a doarem sangue e o estoque de bolsas do MT – Hemocentro fica em uma situação crítica.

 

Pensando nisso, o Pantanal Shopping, em parceria com o MT – Hemocentro, realiza uma campanha de doação de sangue para sensibilizar a população para a prática da solidariedade. Nesta quinta-feira (30), das 14h às 21h, o ônibus do Hemocentro permanecerá no estacionamento da entrada principal do shopping realizando coleta de sangue total.

 

Segundo a assistente de captação de doadores do MT – Hemocentro, Rita de Cássia da Silva, os meses de setembro e outubro são os mais críticos do ano. “Devido ao clima quente e seco as pessoas doam menos. Para se ter uma idéia, o nosso estoque está com pouquíssimas bolsas. Como atendemos Cuiabá e o interior de Mato Grosso, o nosso estoque não está sendo suficiente e algumas cirurgias chegaram a ser canceladas. Os tipos sanguíneos negativos são os que estão mais em falta”, alerta a assistente.

Para doar sangue, é necessário que a pessoa sinta-se bem, com saúde. Ela deve apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional, ter entre 18 e 65 anos de idade e mais de 50 quilos.

Para o dia da doação, é recomendado que o doador não esteja em jejum, faça um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação, não ingira bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, evite fumar por pelo menos duas horas antes da doação e evite alimentos gordurosos.

Os homens podem doar sangue quatro vezes por ano, com intervalo mínimo de dois meses entre as doações, e as mulheres três vezes por ano, com intervalo de três meses.

Não pode doar quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou que estejam amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de Chagas; usuário de drogas; e quem teve contato sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114