Cuiabá | MT 19/04/2024
Saúde
Quarta, 24 de novembro de 2010, 08h00

25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue


Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue. Para celebrar a data, o MT Hemocentro convida para a 2ª Hemoarte, evento cultural e artístico que acontece entre os dias 25 e 26 de novembro, na sede da unidade. O evento tem como objetivo promover a integração, interação e confraternização entre servidores, doadores voluntários de sangue, pacientes portadores de doenças do sangue e a sociedade com a exposição de trabalhos artesanais e produtos alimentícios.

Além da Hermoarte, haverá também uma programação especial para comemorar a data de 25 de novembro, como forma de agradecer e prestar homenagens a esses doadores de sangue, que tanto contribuem com o Hemocentro no atendimento da demanda diária e ajudam a salvar vidas além de chamar a atenção daquelas pessoas que ainda não são são doadoras a se tornarem doadores fidelizados de sangue. “Além da captação de novos doadores e homenagens aos doadores permanentes, desde o ano passado estamos buscando promover uma integração no intuito de fazer com que mais pessoas possam estar visitando as instalações do Hemocentro e se solidarizar para este importante ato de amor que salva muitas vidas”, disse a diretora geral do MT Hemocentro, Eliana Rabani.

Para o dia 25, uma extensa programação está montada para atender os doadores, no período da manhã, a partir das 8h, na sede do MT-Hemocentro, onde será servido um café da manhã, além de brindes comemorativos. A atividade acontece em período integral.

Eliana Rabanne ressalta ainda que é de suma importância a doação de sangue, uma vez que os estoques estão sendo reforçados para o período natalino e de férias. “Com as festas de final de ano, devido a grande circulação de pessoas nas estradas, há um aumento no número de acidentes, e consequentemente a quantidade de pessoas que precisam de doação de sangue. Por isso a importância da sensibilização e conscientização das pessoas para a doação de sangue”, destacou Eliana Rabani.

O MT- Hemocentro está situado na Rua 13 de junho, nº. 1.055, Bairro Centro.

DOAÇÃO DE SANGUE - As condições básicas para doar sangue são sentir-se bem, estar com boa saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar documento de identidade com foto, válido em território nacional. Para o dia da doação é necessário não estar em jejum, fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes, evitar alimentos gordurosos três horas antes.

PESSOAS QUE NÃO PODEM DOAR - Aquelas que tiveram hepatite após os dez anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas, que fizeram tatuagem ou colocaram piercing, nos últimos 12 meses, em estabelecimentos não controlados pela Vigilância Sanitária, que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativo, nos último ano.

APÓS A DOAÇÃO - O doador recebe um lanche, instruções referentes ao seu bem-estar e poderá, posteriormente, conhecer os resultados dos exames feitos em seu sangue. Estes testes servem para detectar doenças como AIDS, sífilis, doença de Chagas, vírus HTLV I e II, hepatites B e C. Outro exame revela o tipo sanguíneo. Em caso de sorologia positiva de algum dos testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra para confirmação e, se necessário, encaminhado a um serviço de saúde. O material infectado é descartado e não será usado para transfusões.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114