Cuiabá | MT 19/04/2024
Saúde
Terça, 23 de novembro de 2010, 16h36

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil tem evento especial em Mato Grosso


Celebrado anualmente no dia 23 de novembro, o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil visa estimular ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer, promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às crianças e aos adolescentes com câncer, apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol da causa, difundir os avanços técnico-científicos relacionados e apoiar os pequenos pacientes com câncer e seus familiares.

Neste ano, a Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACC-MT), com a ajuda de alguns parceiros e amigos, preparou para a semana do dia 23 uma série de atividades e ações. A mobilização de Combate ao Câncer Infantojuvenil terá dois dias dedicados especialmente para profissionais da área de saúde de cidades do interior de Mato Grosso, onde os índices de incidência do câncer em crianças e adolescentes são maiores.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, terá importante participação atuando como facilitador para que equipes da Estratégia Saúde da Família dos municípios possam participar. O objetivo é reciclar conhecimentos sobre os principais sintomas que levam ao diagnóstico precoce da doença aumentando as possibilidades de cura.

As atividades começam no dia 26 (sexta-feira) com palestras específicas realizadas no Auditório da Unimed Cuiabá e finalizam no dia 27 (sábado) com uma Caminhada de Prevenção ao Câncer Infantojuvenil no Parque Mãe Bonifácia às 7h. “A caminhada contará com a presença de beneficiários atendidos pela Casa de Apoio, voluntários, amigos, médicos e funcionários dos restaurantes McDonald’s de Cuiabá. Teremos a presença de alunos do último ano de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que farão exames básicos como aferição de pressão, medição de peso, glicemia, etc”, relata a presidente da AACC-MT, Tellen Costa.

Toda a população está convidada a participar da caminhada. Os Anjos da Enfermagem e os mímicos Sombras garantem a animação dos participantes, e médicos oncologistas estarão presente para tirar dúvidas. “Teremos também um professor de educação física movimentando o pessoal”, conta. Na tenda onde serão feitos os exames básicos, será servido também frutas, sorvete e água para as crianças e convidados.

E os profissionais da área de saúde interessados em participar das palestras do dia 26 poderão se cadastrar e receber o material a partir das 8h até 8h30 na Unimed Cuiabá. A participação é gratuita e são apenas 100 vagas. O certificado será enviado via e-mail. Quem quiser reservar sua vaga antecipadamente pode entrar em contato com a AACC-MT.

A primeira palestra será sobre “O Desafio de pensar no câncer” com a presidente da Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso do Sul, Mirian Comparim às 9h. Após o Coffee Break, segue o evento com a palestra Detecção Precoce do Câncer Infantojuvenil com a especialista em oncologia pediátrica do Hospital de Câncer de Cuiabá (MT), Suely Santos Araújo. Em seguida, é a vez do tema “Cuidados Paleativos em oncologia pediátrica” com o cancerologista pediátrico também de Mato Grosso do Sul, Atalla Mnyarji. 

Logo depois do almoço, o oncologista pediátrico da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá (MT), Wolney de Oliveira Taques, ministra a palestra “Aspectos epidemiológicos da rede de atenção oncológica”. Em seguida, a presidente da Comissão dos Direitos da Criança e Adolescentes da OAB/MT, Benedita Rosarinha Bastos, fala sobre Direitos da Criança e do Adolescente com Câncer.

Para finalizar, após o Coffee Break vespertino, o cancerologista da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), Renato Melaragno, ministra a palestra “Diagnósticos Diferenciais dos Tumores na Infância”. E a psicóloga do Hospital de Câncer de Mato Grosso, Erluce Delmondes Lourenço, fala sobre os “Aspectos Psicológicos das crianças com câncer”.

Tellen explica que a idéia de dedicar dois dias em comemoração a esta data surgiu da necessidade de conscientização dos profissionais de saúde e da população sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. É importante frisar que quanto antes for descoberta a doença, maiores são as chances de cura, por isto a importância das ações de conscientização do diagnóstico precoce, principalmente nas cidades do interior.

“Hoje quando as crianças e adolescentes chegam para o tratamento já estão num estágio avançado da doença e essa mobilização, que é nacional, visa conscientizar a todos os profissionais da área da saúde sobre o tema e nos ajudar a combater os índices de crescimento da doença no Estado”, finaliza.

A AACC-MT é uma das instituições credenciadas junto ao Instituto Ronald McDonald e cujos projetos são apoiados financeiramente por meio de campanhas como o McDia Feliz.

Serviço – Os interessados em reservar antecipadamente sua vaga nas palestras do dia 26 (sexta-feira) podem entrar em contato com a AACC-MT pelos telefone: (65) 3025-0800 ou (65) 3621-1369.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114