Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Quarta, 24 de novembro de 2010, 10h01
Prevenção?

Em Rondonópolis, SUS suspende há 8 meses exames de mamografia


As mulheres do município de Rondonópolis estão há mais de oito meses sem acesso ao exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essa situação ocorre desde que o município de Rondonópolis saiu do Consórcio Regional de Saúde da Região Sul de Mato Grosso, em março deste ano. Além do risco do diagnóstico tardio do câncer de mama, há a reclamação de contrasenso diante da realização de campanhas de incentivo à prevenção, sem que o Município possa fazer o diagnóstico por exames.

A secretária executiva do Consórcio Regional de Saúde, Vânia Scapini, confirmou ao jornal A Tribuna que tem sido indagada frequentemente por mulheres de Rondonópolis, interessadas em ter acesso ao exame de mamografia, mas enfatiza que não há como disponibilizar o procedimento, já que o Município não é mais consorciado. Ela explica que atualmente os exames públicos de mamografia são feitos no Hospital Regional, com recursos do Consórcio Regional de Saúde, apenas para as mulheres dos demais municípios consorciados da região.

Além do exame de mamografia, o Consórcio Regional oferece aos municípios consorciados o ultrassom de mama, o mastologista e pequenos procedimentos. Conforme Vânia Scapini, a ausência do acesso ao exame pelas mulheres de Rondonópolis tem gerado uma demanda reprimida na esfera local perigosa, uma vez que o diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental para evitar maiores danos às pacientes e mais gastos à saúde pública. Ela informa que a mamografia deve ser feita uma vez por ano, para mulheres a partir de 40 anos de idade. “É um exame preventivo essencial, preconizado pelo Ministério da Saúde”, externa.

Com a saída do Consórcio, a oferta do exame às moradoras locais ficou sob a responsabilidade da Prefeitura de Rondonópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde. Em reposta à reportagem, o secretário municipal de Saúde, Valdecir Feltrin, informou que o Município de Rondonópolis fez um acordo com o Hospital Regional, para a volta do acesso da mamografia às rondonopolitanas. Para isso, no entanto, espera o fechamento de um pregão para compra de um material e ainda a contratação de um técnico e um médico. Ele espera que até o próximo mês a situação esteja resolvida.

A Tribuna
Márcio Sodré



Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114