Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Sexta, 26 de novembro de 2010, 08h49

Venda de antibióticos só poderá ocorrer com retenção da receita


Todas as Unidades de Saúde de Cuiabá estão sendo orientadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que os antibióticos só poderão ser entregues ao consumidor mediante receita. A determinação é da Anvisa e foi publicada no Diário Oficial da União no dia 28 de outubro e vale para todos os antibióticos vendidos nas farmácias e drogarias do país.

A partir do dia 28 de novembro, as receitas devem ser carbonadas, ou seja, em duas vias. A primeira via ficará retida no estabelecimento farmacêutico e a segunda deverá ser devolvida ao paciente com carimbo para comprovar o atendimento. Entre outras, a nova norma definiu, também, novo prazo de validade para as receitas, que passa a ser de 10 dias, devido às especificidades dos mecanismos de ação dos antimicrobianos.

A coordenadora de assistência farmacêutica da SMS, a farmacêutica Sandra de Araújo, disse que uma circular já foi encaminhada a todas as unidades do município fazendo valer a determinação da Anvisa. Ela destacou a dificuldade comum no controle de medicamentos.

“Reconhecemos as dificuldades iniciais para fazer valer a nova medida, sabemos dos possíveis impactos, mas dentro de nossalimitações vamos cumprir a nova determinação. Toda rede de saúde do município já esta sendo preparada e orientada para os novos procedimentos que deverão ser tomados em relação a prescrição de antibióticos”, explicou a Farmacêutica.

Para a Gerente da Farmácia Popular de Cuiabá, Carla Silva, ao ampliar o controle sobre esses produtos é possível reduzir a resistência bacteriana na comunidade. “Muita gente tem o hábito da auto medicação. O uso indiscriminado de antibióticos, muitas vezes sem necessidade, faz com que o organismo crie resistência ao medicamento. Esse controle irá diminuir o acesso sem prescrição médica do produto”, destacou Carla.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 50% das prescrições de antibióticos no mundo são inadequadas.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114