Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Quinta, 02 de setembro de 2021, 06h43

West Cargo transporta 67 milhões de vacinas contra Covid com suporte da Alper e da Sompo


 

.

Planejamento logístico envolveu treinamento de motoristas e uso de procedimentos específicos para manter a qualidade dos imunizantes e a segurança nas operações de transporte de carga

A West Cargo, líder nacional em transporte rodoviário aduaneiro, estabeleceu uma parceria estratégica com a Alper Consultoria em Seguros e com a Sompo Seguros para garantir segurança, agilidade e eficiência nos processos de embarque, transporte e desembarque de cargas de vacina contra Covid-19. A empresa integrou os esforços em prol da imunização da população e faz todo o transporte das cargas de forma totalmente gratuita. Aproximadamente 67 milhões de doses já foram transportadas do Instituto Butantan, em São Paulo (SP), até o local de armazenamento do Ministério da Saúde, localizado nas adjacências do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), de onde é distribuído para todo o Brasil por meio do Plano Nacional de Imunização.

“A West Cargo já tem a vocação de primar pela responsabilidade social. Logo, quando tivemos conhecimento da possibilidade de transportar a vacina que, acima de tudo, tem o propósito de salvar vidas, não pensamos duas vezes em aderir à iniciativa. E a melhor maneira de fazer isso foi nos valendo de nossa expertise e contribuir com a doação do serviço estratégico de transporte”, observa Aluísio Barbaru, gerente de Planejamento Executivo da West Cargo. “Mesmo com a proposta de doação do serviço, por se tratar de uma carga altamente sensível, nossa proposta foi submetida ao processo seletivo coordenado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do qual foram avaliadas todas as licenças necessárias de caráter sanitário, bem como a qualificação térmica dos veículos refrigerados. Após a aprovação, ressaltamos internamente a relevância de nosso papel no processo de imunização da população brasileira e cada colaborador está totalmente engajado nesta nobre missão”, ressalta.

Para tornar toda operação logística ainda mais segura e eficiente, bem como para atender às exigências legais de movimentação de cargas, a West Cargo contou com a parceria da Alper Consultoria em Seguros, corretora que atua há mais de dez anos no segmento, e da Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, para garantir a cobertura securitária da operação de transporte de cada dose de vacina contra Covid-19 transportada.

“Foi um esforço conjunto por meio do qual efetuamos um rigoroso estudo de riscos de toda a operação logística envolvida para estabelecer os índices e limites de cobertura mais adequados. Nossa equipe também mantém contato constante com a equipe da West Cargo para acompanhar o andamento dos embarques”, considera André Valgas, diretor Comercial da Alper Cargo, divisão da Alper especializada em seguro de Transporte.

“Ficamos muito felizes em agregar a expertise da Sompo, que tem posição de liderança em seguro de Transporte no mercado brasileiro, para contribuir com a operação de transporte de vacinas contra Covid-19”, destaca Adriano Yonamine, diretor de Transporte e Auto Frota da Sompo Seguros. “Estabelecemos com a West Cargo e com a Alper, um fluxo de trabalho para agilizar ainda mais as chamadas ‘liberações de embarque’, que são documentos emitidos pela seguradora antes de cada embarque. Esses documentos é que confirmam que a carga a ser transportada tem a cobertura securitária”, explica o executivo.

“A Alper e a Sompo nos deram um suporte simplesmente extraordinário e se mostraram parceiras essenciais que jamais mediram esforços para participarem dessa nobre missão que é o transporte das vacinas”, avalia Kelly Martins, gerente Administrativa Executiva da West Cargo. “Ambas têm uma participação irretocável nesse processo, pois jamais se furtaram de contribuir pelo sucesso até então conquistado. Podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que a Alper e a Sompo serão lembradas como duas instituições responsáveis por salvar vidas ao término da pandemia, que logo chegará”, conclui.

 

Expertise

A disponibilidade de vacinas é aguardada por pessoas em todo o Brasil. Para garantir que a carga chegue ao seu destino e contribua para minimizar os riscos de contágio pela Covid-19 e consequente fim da pandemia, é necessário planejamento. A West Cargo conta com uma Divisão Farma, que integra profissionais especializados, equipamentos próprios e autorizações da ANVISA para transporte de medicamentos.

A equipe de motoristas da empresa tem um papel essencial nessa operação. “Cada motorista teve um treinamento especial para as medidas de segurança inerentes a esse momento de pandemia, bem como no manejo do veículo para que, embora fossem respeitados os limites de velocidade, o transporte pudesse acontecer da maneira mais ágil possível, pois cada segundo pode representar uma vida salva”, afirma Kelly Martins.

“Já somos referência no mercado no que tange a direção defensiva. Nesse caso específico contamos também com a escolta realizada pela Polícia Rodoviária Federal durante toda a movimentação da carga”, complementa Barbaru. “A West Cargo é conhecida no mercado pela eficiência de transporte de medicamentos e, por isso, ficamos bem confortáveis para a missão de distribuir a vacina”, conclui.

Além disso, a empresa implementou uma série de procedimentos específicos para manter a qualidade dos imunizantes. Um deles é que um farmacêutico e uma técnica de segurança do trabalho acompanham cada transporte integralmente (full time), do embarque ao descarregamento. O uso de medidores de controle de temperatura interna do baú e de timer para monitorar o tempo da porta aberta estão entre as ferramentas essenciais. Outro ponto importante é que os baús são esterilizados antes de cada viagem para que não haja qualquer possibilidade de contaminação. No quesito segurança, é feito um check list dos sensores (de porta, painel, desengate, variação de temperatura, grade de janela, velocidade e baú) e atuadores (travas eletrônicas de baú ou de quinta roda, sirene, bloqueio de ignição ou combustível, entre outros), bem como da parte mecânica e níveis de combustível antes de cada embarque. Em complemento à escolta policial, o transporte é monitorado via satélite.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114