Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Quarta, 12 de janeiro de 2022, 19h35

Mesmo com leitos para atendimento de Covid-19, prefeitura de Cuiabá nega atendimento a doentes


Secrretaria de Estado de Saúde notifica órgãos de controle sobre suspensão do atendimento de novos pacientes no Pronto Socorro de Cuiabá

Pacientes tem atendimento negado no hospital que mantém convênio com o Estado. Falta de medicamentos e insumos já havia sido denunciado por médicos. 


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou os órgãos de controle de Mato Grosso sobre a suspensão do atendimento de novos pacientes em tratamento da Covid-19 no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (antigo Pronto Socorro).

A unidade de saúde dispõe de 20 leitos de UTI adulto e 5 leitos de UTI pediátricos pactuados com o Estado, conforme acordado em Comissão de Intergestores Bipartite (CIB).

Na notificação, encaminhada nesta terça-feira (11.01) ao Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE), a SES informa que desde dezembro de 2021 a unidade de saúde vem suspendendo a admissão de novos pacientes no local.

Matéria relacionada
Mulher confirmada com Covid-19 não consegue internação em Cuiabá

Conforme ofício encaminhada à SES pela própria direção do Hospital no dia 03 de dezembro de 2021, a suspensão se deve à falta de insumos básicos para o atendimento dos pacientes, o que dificuldade as condições adequadas de trabalho dos profissionais.

Considerando este oficio, o órgão estadual pontua na notificação feita ao MPE e TCE que as irregularidades citadas pela equipe médica do Hospital foram comprovadas durante supervisão in loco realizada pela equipe da SES nos dias 06, 07, 08, 09 e 10 de janeiro de 2022.

De acordo com o documento, durante a visita técnica foram identificadas a falta de insumos como fita para dextro, esparadrapo, micropole, desarne, torneirinha para equipo soro, teicoplamina, amicacina, fita crepe, metadona, lorazepan, equipo de bureta e prometazina.

Em razão da ausência de medicamentos e insumos básicos para o tratamento adequado dos pacientes bem como o custeio mensal para a devida operação desses leitos, a SES notificou os órgãos de controle para que as irregularidades sejam sanadas sob pena de bloqueio dos leitos e suspensão do cofinanciamento estadual.

Além dos órgãos de controle, a pasta também notificou a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá para que sejam tomadas as devidas providências.

NR: No início do ano, o PlantãoNews recebeu a denúncia (veja link aqui) de uma mulher com teste comprovado de Covid-19 teve remoção negada pelo SAMU por não haver atendimento no município de Cuiabá. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114