Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Segunda, 20 de dezembro de 2010, 17h49

Casos de Dengue diminuíram em 2010 em Jaciara


De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Jaciara, através do Setor de Vigilância Ambiental, o número de casos notificados de Dengue no município diminuíram de 195 para 7. Outra boa notícia é quanto ao índice de infestação de larvas do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença, que diminuiu de 1,30% para 0,53%.

Mesmo com os bons resultados, o secretário municipal de Saúde, Regin de Oliveira Campos, alerta a população para continuar com as medidas de prevenção. Ele destaca que se todos tomarem o hábito de prevenir, os índices    continuaram baixando e isso evitara o agravo da doença. O município, por meio de campanhas e mutirões de limpeza, realizou várias atividades de prevenção e orientação durante 2010. Isso através de um cronograma de ação conjunta de combate, que envolveu as vigilâncias Ambiental, Sanitária e Epidemiológica, Hospital Municipal de Jaciara, Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) e Postos de Saúde Familiar (PSFs).

Foram bloqueios químicos, estratégias de orientações, capacitações, implantação de sistemas, limpeza de locais públicos, palestras, entre outros.
As equipes realizaram verdadeiros arrastões, não só nas casas e bairros, mas também no comércio local. De acordo com o prefeito, Max Russi, também foram feitos trabalhos de fiscalização, notificação e multa. As principais medidas de prevenção são manter a caixa d’água, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos na sua parte interna. Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar a água da chuva acumular sobre as lajes.

No caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos recipientes. Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias.

Colocar os resíduos em sacos plásticos, fechar bem essas embalagens e deixá-las fora do alcance de animais. Manter lixeiras bem fechadas.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114