Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Quarta, 29 de dezembro de 2010, 05h58
Perigo inocente

Ignorando riscos, jovens usam narguile e Conselheira vê aumento com volta da novela O Clone


 

Rapazes fumam narguile descontraidamente em frente a escola em Várzea Grande. Jovens dizem que refresca; médicos apontam-no como mais perigoso que o cigarro. (Foto: PlantãoNews)

Alberto Romeu
PlantãoNews

A fumaça inalada em uma sessão de narguile, que pode durar entre 20 minutos e uma hora,
corresponde à inalação de 100 a 200 cigarros.

Enquanto as autoridades em Mato Grosso não tomam providências, tem ocorrido com a maior naturalidade o consumo de cachimbo do tipo narguile por uma infinidade de jovens que utilizam os mais diversos locais para o seu uso. O produto, segundo o presidente da Comissão de Tabagismo da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), Sérgio Ricardo Santos, causa ainda mais males do que o cigarro, pelo potencial de transmitir também doenças infecciosas já que é usado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, sem a devida esterilização.

Segundo pesquisas, o narguile pode ser muito mais prejudicial do que o cigarro. A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que a fumaça inalada em uma sessão de narguile, que pode durar entre 20 minutos e uma hora, corresponde à inalação de 100 a 200 cigarros, sendo consumidos até 10 litros de fumaça. Ele funciona quando é aspirado via um tubo que reduz a pressão no interior do aparelho, fazendo com que ar aquecido pelo carvão passe pelo fumo,produzindo a fumaça. Esta desce até a base. A fumaça segue pelo tubo até ser consumida pelo usuário com o sabor da essência escolhida.

Certamente pelo status causado pelos adeptos ao uso de narguile, a febre em experimentar o produto amplia o número de usuários e tem sido comum em Cuiabá e Várzea Grande se deparar com jovens fazendo uso do produto.

Em Cuiabá, no periodo normal das aulas tem sido comum se deparar com estudantes na praça conhecida como Lazer, no bairro Araés, fumando narguile. Geralmente formam grupos de seis a dez amigos e acham a questão sem qualquer risco.

NSF, de 16 anos, disse ao PlantãoNews que “o narguile é inofensivo e muito gostoso”, opinião seguida por amigos que apontaram como “refrescante” e que causa “tranquilidade”.

Na avenida Getúlio Vargas, em frente a loja Vivo, é comum à noite um grupo de jovens consumirem o cachimbo enquanto uma boate funciona. Na roda, observa-se a maioria jovens maiores de idade, mas observa-se ainda a presença de menores de idade.

Em Várzea Grande, a reportagem do PlantãoNews flagou dois rapazes fazendo uso do narguile em pleno canteiro central da avenida Arthur Bernardes, em frente ao Colégio Estadual Elmaz Gattas Monteiro. Ao descobrirem que estavam sendo observados, eles deixaram o local enquanto o veículo do jornal fazia o contorno no quarteirão da escola.

Para a presidente do Conselho Tutelar de Várzea Grande, com sede do bairro Cristo Rei, Dulcelina Socorro Fermino de Lima Ribeiro, em uma das blitzes realizadas pelo órgão um caso envolvendo o consumo de narguile no bairro Parque do Lago já foi constatado, mas sem maiores desdobramentos.

Ela disse que ainda não há uma lei específica na Comarca local que trate do assunto, mas todas as providências estão sendo tomadas pela legislação antiga que através de portaria proíbe o consumo de bebidas álcoolicas ou tabacos a menores de idade. Ela explicou que nos casos de menores de 16 anos os pais são advertidos e terão de acompanhar os procedimentos que forem instaurados no Conselho, que inclui até avaliação pedagógica e assistência psicológica para se identificar o problema.
“Quando não há comprometimento por parte dos pais são tomadas medidas mais duras, como encaminhar o caso para o Ministério Público e a Vara da Infância e Juventude” – diz ela. Já os casos de jovens com 16 anos completos respondem pelos próprios atos, porém os pais são convocados para assisti-los.

Sobre o menor que fumava narguile em frente a Escola Elmaz Gattas ela disse que a situação será levada ao conhecimento da direção escolar e que no retorno às aulas em 2011 pretende elaborar uma reunião para proferir palestra aos alunos sobre os males causados por drogas, álcool e inclusive o narguile.

Novela Preocupa – Demonstrando conhecimento sobre os prejuízos causados pelo consumo de narguile, Dulcelina pontou sobre os riscos de outras doenças como relatadas pelo medico Sérgio Ricardo Santos. “O problema não é alertado aos jovens e teremos um motivador para a prática de tais hábitos com o retorno da novella O Clone (pela Rede Globo)” – alerta Dulcelina.
“É um modismo e os jovens tendem a seguir, mas agora que as autoridades médicas alertam sobre os sérios riscos quanto ao uso de narguille teremos que intensificar palestras educativas, inclusive nas escolas. Mas vamos precisar, muito, do envolvimento dos pais principalmente” – advertiu Dulcelina.

 

O uso de narguile, aparentemente inocente, preocupa médicos. Para integrante do Conselho Tutelar, a volta da novela O Clone poderá influenciar no aumento do consumo. (Fotos: Alberto Romeu/PlantãoNews)

 



29/12/10, 12:21
Robinson disse:

A gurizada fuma naguile na parta do colégio e no pateo tb, sem probls...


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114