Cuiabá | MT 25/04/2024
Saúde
Quinta, 28 de abril de 2011, 06h49

Sábado é dia da Caminhada de Prevenção e Combate à Hipertensão


A concentração ocorre no próximo sábado (30), às 7h, no Parque Mãe Bonifácia

“Quem tem bom coração combate a hipertensão”. Este é o slogan da campanha nacional promovida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em celebração ao Dia Nacional de Hipertensão Arterial, comemorado em 26 de abril. A fim de mobilizar a população, no próximo sábado (30), haverá concentração, às 7h, no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, para a Caminhada de Prevenção e Combate à Hipertensão.
Lançada em 2010 sob o tema “Eu sou 12 por 8”, a campanha visa conscientizar a população sobre os benefícios de manter a pressão arterial em níveis adequados e sobre os riscos da hipertensão. Desde abril de 2008, a Capital mato-grossense também celebra o Dia Municipal da Hipertensão em 26 de abril. A Unimed Cuiabá é uma das parceiras da iniciativa.
Hoje, no Brasil, existem mais de 30 milhões de hipertensos que precisam entender e cuidar da sua saúde para viver mais e melhor. A pressão alta não controlada é a principal causa das duas doenças que mais matam no Brasil: o acidente vascular cerebral e o infarto do miocárdio. A cada ano, 300 mil brasileiros são vitimados pelas doenças cardiovasculares, principalmente causadas pela hipertensão.
Diagnóstico precoce - O grande desafio da campanha “Eu sou 12 por 8” é que as pessoas percebam os benefícios de ter uma pressão normal ou controlada e a gravidade da hipertensão não tratada, façam um diagnóstico precoce e não abandonem o tratamento. No Brasil, estima-se que apenas 10%, dos cerca de 30 milhões de hipertensos existentes façam o controle adequado.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114