Cuiabá | MT 16/04/2024
Saúde
Quinta, 28 de abril de 2011, 10h24

Saúde e Lions realizam testes para identificar deficit visual em crianças


Na próxima sexta-feira (29-04), no Instituto Lions da Visão, serão realizados os atendimentos dos alunos com necessidade de tratamento com Oftalmologista, que passaram por triagem dos profissionais do Programa Escola com Saúde da Secretaria Municipal de Saúde - SMS. Serão atendidos 60 alunos das escolas EMEB Raimundo Pombo da Cruz e Escola Ezequiel P. Ribeiro, dos bairros Parque Cuiabá e Araés, respectivamente.

O Programa Escola com Saúde (PES) desenvolve diversas ações com o objetivo de reforçar a prevenção de agravos à saúde nas escolas e creches municipais. Uma das ações de maior destaque é a realização do exame de acuidade visual, ou “exame de vista”, que avalia a capacidade de visão dos alunos.

"Muitas crianças e adolescentes estavam apresentando cefaléia, dificuldades visuais e de leitura apresentando dispersão e desatenção durante as aulas, não se desenvolvendo em sala de aula", explicou a técnica responsável pelo PES, Michela Lemas .

 

Diante dessa realidade, o teste de acuidade visual é realizado pelos técnicos do programa em crianças a partir de sete anosde idade; ao serem diagnosticados com déficit visual, as crianças são encaminhadas ao médico especialista em oftalmologia para tratamento.

De acordo com Michela, entre 2008 e 2010, foram realizados 43.127 exames de acuidade visual, destes 6.087 alunos foram diagnosticados com déficit visual.

 

Triagem

As equipes do Programa Escola com Saúde realizarão nesta semana O trabalho de triagem nas seguintes escolas:

- EQUIPE I: estará na Escola Jesus Criança, no bairro Nova Esperança (até o dia 26/04) e de 27/04 a 06 de maio estarão na escola Darcy Ribeiro, no bairro Jd. Industriário I;

- EQUIPE II: até o dia 26/04 estará na creche Maria de Figueiredo, e de 27/04 a 18/05 estará na escola Nossa Senhora Aparecida, ambas no bairro novo colorado;

- EQUIPE III: estará na escola Francisca Arruda Martins, no bairro Jd.Eldorado, até o dia 04 de maio;

- EQUIPE IV: estará na escola Dejani Ribeiro Campos, no bairro Jd.Vitória, até o dia 06 de maio;

- EQUIPE V: estará na escola Maria Dimpina l. Duarte, no bairro Jd.das Palmeiras, até o dia 28/04 e de 29/04 a 10/05 na escola Rafael Rueda,

bairro Jd. Umuarama.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114