Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Terça, 03 de maio de 2011, 12h27

Sem ambulâncias nas policlínicas da região do Coxipó, pacientes enfrentam risco de morte


Com pouco mais de dois anos de uso, ambulâncias da Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS)que atendem nas policlínicas da região do Coxipó já estão sucateadas. Sem o serviço, pessoas que chegam em estado grave nas unidades não tem como serem transportadas para o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, onde só entram pacientes em viaturas oficiais (ambulâncias, viaturas da polícia e SAMU). A região do Coxipó possui em torno de 150 mil habitantes, sendo de 85% dependem do SUS.

O risco de um paciente morrer na policlínica é grande porque as unidades não estão preparadas para casos graves. Este tipo de paciente, quando dá entrada na unidade, é estabilizado e imediatamente removido para o Pronto Socorro. Sem ambulância, os doentes tem que se virar para conseguir um veículo que o leve com urgência até o HPSMC.

Na Policlínica do Pascoal Ramos, por exemplo, o clima dentro da unidade é de total insegurança porque parentes de pacientes graves ficam exaltados ao saberem que não há ambulância no local. Com a chegada do final de semana, a possibilidade de chegarem pessoas em situação de difícil resolução na policlínica é muito maior por conta do alto índice de violência.

Situação semelhante vive a Policlínica do Coxipó. A ambulância está no conserto e os pacientes ficam sob o risco iminente de sofrerem complicações porque não tem como serem levados para o Pronto Socorro caso o seu quadro de saúde e agrave.

A Policlínica do Pedra 90 também ficou vários dias sem ambulância. Somente ontem o veículo retornou à unidade.

Em 2008 a Secretaria de Saúde de Cuiabá adquiriu 8 ambulâncias que foram entregues às policlínicas do Coxipó, Pascoal Ramos, Verdão, Planalto e CPAIV, uma para o SAE – Serviço de Assistência Especializada, duas para o Pronto Socorro de Cuiabá e uma ambulância das que já trabalhavam na rede ficou no estacionamento da SMS para socorrer uma dessas unidades caso o veículo novo sofresse algum problema. Provavelmente por falta de manutenção adequada, os veículos já estão sucateados.

Blog Sandra de Carvalho




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114