Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Quarta, 04 de maio de 2011, 07h28

Saúde capacita servidores a identificarem violência doméstica


Começou ontem (03), das 13h às 18h, no auditório do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá a Capacitação em Identificação, Diagnóstico e a Notificação dos casos de violência doméstica, sexual e outras violências interpessoais para os profissionais da saúde dos hospitais públicos, privados e do Centro de Especialidades Médicas (CEM). A capacitação acontece até o dia 06 de maio.

O pequeno número de denúncias, associado à falta de instrumentos adequados para o registro do problema dificultam o dimensionamento claro e exato da violência doméstica e sexual no Brasil. Em Cuiabá não é diferente, o preconceito, o medo e precariedade dos serviços de saúde públicos e das varas especializadas acabam impedindo o aperfeiçoamento das formas de prevenção e o tratamento das pessoas acometidas.

Conforme a gerente da Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dante), Josiane Rodrigues, um dos objetivos do evento é fortalecer a formação da Rede de Atenção Integral às Crianças, Adolescentes, Mulheres e Idosos (Raicami) de Cuiabá. Além disso, segundo a gerente, é também promover o treinamento dos profissionais para identificação da violência.

A notificação compulsória se tornou obrigatória no Brasil, conforme a Portaria nº 104 do Ministério da Saúde, publicada no dia 26 de janeiro de 2011, no Diário Oficial da União, que atualizou a Lista de Notificação Compulsória (LNC) e determinou a obrigatoriedade da notificação através dos profissionais de saúde.

Cuiabá

A subnotificação dos casos ainda reflete a realidade de violência doméstica e sexual em Cuiabá.

Segundo os dados do Sistema Nacional de Agravos e Notificações Compulsórias (SINAN) de Cuiabá, em 2009 foram notificados 06 casos de homens que sofreram algum tipo de violência e 22 casos em mulheres. Em 2010, foram notificados 05 casos de homens e 38 casos de mulheres que sofreram algum tipo de violência. Já em 2011 foram notificados 02 casos em mulheres e nenhum em homem.

As notificações servem como monitoramento para as ações das políticas de saúde pública. O telefone para denúncias é o disque 100.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114