Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Sábado, 14 de maio de 2011, 00h54

1º Fórum da Alegria é hoje


Objetivo é capacitar voluntários para atuação em hospitais

Despertar coragem, esperança e fé adormecidas pela dor e amargura da doença é um trabalho necessário e de indiscutível importância. É com esse lema que a Fundação Amaral Carvalho e o grupo Remédicos do Riso promovem hoje, 14 de maio, em São Paulo o 1º Fórum da Alegria em Saúde "O palhaço como parte da equipe de saúde", no Teatro Municipal Elza Muneratto.

O evento é destinado a voluntários e pessoas que têm interesse em atuar como clowns em instituições, além de profissionais da área da saúde de várias regiões do país. "Entre os palestrantes estão profissionais renomados em nossa região na preparação e acompanhamento do trabalho dos clowns nas áreas de psicoterapia, terapia ocupacional, medicina, entre outros", diz o médico Ricardo Brandão, presidente da instituição.

A Fundação também irá utilizar sua experiência no trabalho com clowns do grupo Remédicos do Riso, que há 10 anos dedicam um pouco do seu tempo vestindo-se de palhaços, visitando os pacientes internados e em tratamento no Hospital Amaral Carvalho. Depoimentos de pacientes também serão expostos durante as apresentações.

O Fórum da Alegria em Saúde irá promover a discussão do processo de criação, atuação e interação do palhaço com o paciente e com a equipe de saúde, proporcionando conhecimento sobre o que é ser clown e sobre a necessidade de preparação para executar esse tipo de atividade; aproximação dos vários grupos existentes no Brasil e a criação de uma rede de contatos entre os grupos; integração de ações realizadas nesta área; incentivo ao trabalho voluntário; estímulo à espontaneidade, alegria, bom humor, alto astral e ao lúdico na área da saúde; reflexão sobre a importância da alegria durante qualquer tratamento.

"O sorriso atinge a alma e há muitas pessoas dispostas a se doarem ao próximo executando atividades voluntárias como, por exemplo, os grupos de clowns. Porém, envolver-se na rotina diária de pacientes, acompanhantes e instituições hospitalares requer preparação especializada", enfatiza dr. Ricardo.

 

Oficinas

Além do Fórum da Alegria, os inscritos terão direito a optar por uma das quatro oficinas que a instituição irá promover no dia anterior. "O corpo como instrumento de trabalho", "O curador interno", "Aprendendo a ser para conviver" e "Afinação da orquestra corporal". No entanto, as inscrições são limitadas: apenas 30 vagas para cada oficina. As vagas para o Fórum da Alegria são limitadas a 300 participantes. Mais informações no site aqui




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114