Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Quarta, 18 de maio de 2011, 08h19
Alternativa

Silval busca entendimento para implantar novo modelo de gestão da saúde em Cuiabá e V. Grande


 
Murilo Domingos, Pedro Henry, Silval Barbosa e Francisco Galindo durante discussão sobre proposta de um novo modelo de gestão da saúde entre Cuiabá e Várzea Grande.(Foto: Josi Pettengill)

O governador Silval Barbosa, depois de se reunir pela manhã com os chefes e representantes dos Poderes constituídos para debater a questão da saúde da região metropolitana, reuniu-se com os prefeitos de Cuiabá, Francisco Galindo, e de Várzea Grande, Murilo Domingos. Após a reunião Silval Barbosa anunciou que o Estado e os municípios serão parceiros no novo modelo de gestão – ainda a ser definido – dos prontos-socorros e hospitais municipais das duas cidades.

Silval Barbosa declarou que vai assumir como parceiro a gestão do Pronto-Socorro de Cuiabá, que inclusive já definiu isso no Conselho Municipal de Saúde (CMS), que aprovou essa parceria por unanimidade. O CMS de Várzea Grande ainda vai se reunir – nesta quarta-feira (18.05) para debater e votar sim ou não pela parceria.

A partir daí – segundo o governador – a equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES) fará reuniões técnicas com os representantes de Cuiabá e Várzea Grande até achar o modelo de gestão a ser feito por uma Organização Social de Saúde (OSS). Definido o modelo o Estado vai abrir a licitação para contratar a OSS, que deve demandar entre 60 a 90 dias.

Na mesma reunião ficou definido que o Estado vai construir, com recursos do Governo Federal, três Unidades de Pronto Atendimento (UPA), duas em Cuiabá e uma em Várzea Grande. Os locais de construções dessas UPAs serão definidos nessas reuniões técnicas. Com a definição, o governo apresenta o projeto no Ministério da Saúde e cede os terrenos. Como as UPAs são pré-moldadas o prazo de construção é de 180 dias.

O prefeito Francisco Galindo ressalta que não é uma entrega da Saúde para o Governo do Estado. “É uma parceria e o municipio de Cuiabá vai participar com aporte de recursos já que a gestão pelo município é plena”. O prefeito falou que a estadualização do Pronto-Socorro de Cuiabá deve-se a sensibilidade do governador Silval Barbosa que quer resolver o problema de forma efetiva.

O prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos, disse acreditar que a proposta será aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde, como aprovou a cessão em regime de comodato do Hospital Metropolitano que será o primeiro a ter uma gestão pelo terceiro setor.

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Pedro Henry, destacou que as três UPAs, a serem construídas na região metropolitana de Cuiabá vai revolucionar o serviço médico na área de pronto atendimento.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114