Cuiabá | MT 25/04/2024
Saúde
Terça, 07 de junho de 2011, 23h45

Secretário de Estado de Saúde apresenta novo plano diretor da Gestão


O Governo do Estado de Mato Grosso iniciou um processo de implementação de importantes mudanças nas mais diversas áreas da Saúde Pública e vem construindo um novo modelo e concepção de Gestão desde o início de 2011, com o objetivo de proporcionar aos usuários mato-grossenses do Sistema Único de Saúde (SUS) serviços acessíveis de qualidade e à administração pública eficiência e resolutividade. As novas diretrizes do novo modelo de Gestão foram repassadas, pelo secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry, aos diretores e gestores dos 16 Escritórios Regionais de Saúde.

O secretário defendeu como estratégia de gestão, o fortalecimento das ações da atenção básica, secundária e terciária. Na atenção básica onde as ações acontecem na esfera municipal, o Estado está fazendo um trabalho de reorganização da Rede de Atenção Primária à Saúde, ao mesmo tempo em que já determinou a ação de capacitação dos profissionais que hoje atuam no Programa Saúde da Família. Esta ação será desenvolvida pela Escola de Saúde Pública em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

“Para esta ação teremos duas vertentes: uma em atuar diretamente na capacitação dos profissionais pertencentes aos PSFs. A cobertura populacional por unidade de PSFs instalados em todo o Estado 67%, no olhar matemático é um bom número. No olhar da resolutividade e do funcionamento não chega a exercer suas funções basilares do SUS.

O que queremos com os nossos profissionais da Saúde capacitados é melhorar os índices de saúde da família mato-grossense, com vistas nas estratégias da saúde da criança, mulher, homem, idoso e principalmente da Saúde Preventiva com foco na redução de doenças. A Atenção Básica resolutiva significa menos pessoas necessitando dos serviços da média e alta complexidade",explicou Pedro Henry, dizendo ainda que “a segunda vertente é com foco na implantação de cursos de medicina no interior, prevendo a política da regionalização das ações e serviços do SUS”.

A orientação estratégica, dada pelo secretário Pedro Henry aos dirigentes do interior, é quanto à percepção das mudanças que vão ocorrer no processo da regionalização. Para resolver o acesso aos serviços médico-hospitalar da média e alta complexidade, a Saúde do Estado vai assumir alguns hospitais de gestão municipal, que são referência de atendimento para a região, como é o caso dos Hospitais Municipais de Alta Floresta, Sinop , Várzea Grande, Cuiabá (em discussão) e a construção de um novo hospital já em estudo no município de Porto Alegre do Norte (Norte Araguaia). Quanto aos demais hospitais referência em Saúde nas regiões do Estado, haverá incentivo financeiro por parte do Estado na implementação e melhoramento da oferta de serviços da baixa e média complexidade.

Os Hospitais Regionais localizados nos municípios de Rondonópolis, Cáceres, Sorriso e Colíder vão ser dirigidos no novo modelo de gestão onde o Estado está buscando parcerias com o terceiro setor (OSS). Para o Hospital Regional de Rondonópolis já foi aberto o processo de chamamento público, onde a Sociedade Beneficente São Camilo foi habilitada para gerenciar e operacionalizar e executar as ações e serviços de saúde da unidade. No mesmo modelo o Hospital Metropolitano localizado no bairro Cristo Rei no município de Várzea Grande entra em funcionamento já com previsão para agosto, com o Instituto Pernambucano de Assistência à Saúde (OSS).

“Com as parcerias que o Governo pretende fazer com os setores públicos, privados, filantrópicos, somados ao novo conceito estratégico de Gestão, com a reestruturação administrativa, e ao trabalho de cada um dos servidores, que certamente tem sua parcela de grande contribuição nas transformações que queremos, vamos ao final ter um Sistema Único de Saúde, organizado, hierarquizado, descentralizado e o diagnóstico de ineficiência de hoje, transformado em eficiência, agilidade, com identidade institucional, com definição de objetivos, e o melhor a ampliação do atendimento ao cidadão por meio da oferta de serviços públicos de qualidade”, finalizou o secretário de Estado de Saúde.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114