Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Sábado, 11 de junho de 2011, 09h54

Agentes de saúde mobilizam Brasília por piso de 2 salários mínimos


Agentes comunitários de saúde e de combate a endemias de Mato Grosso chegaram nesta sexta-feira a Cuiabá, vindos de Brasília, após participarem na Câmara dos Deputados de mobilização por melhores condições de trabalho e piso salarial da categoria, que tem projeto em tramitação no Poder Legislativo.

A sugestão é que o piso salarial nacional da categoria seja de dois salários mínimos. A iniciativa está na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 22, de autoria do presidente da Frente Mista de Apoio aos Agentes de Saúde e de Combate às Endemias, deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT).

Atualmente, o governo federal repassa incentivo às prefeituras para pagamento de R$ 714. Valtenir acompanhou o grupo de volta a Cuiabá em um ônibus em 17 horas de viagem.

A presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, Dinorá Magalhães, disse que a categoria esperava votação do piso, mas o fato não ocorreu porque os projetos de interesse da categoria ainda tinham que passar pela avaliação de comissões da Câmara dos Deputados.

“Nós conseguimos colocar 17 municípios na estrada para reivindicar nossos direitos. Das outras vezes fomos com número maior de gente, mas a maioria de Cuiabá e Várzea Grande”, comenta Dinorá sobre a caravana.

Na avaliação, após chegar da viagem com o grupo no bairro do Porto, Valtenir frisou para a categoria a longa caminhada a percorrer, apesar dos avanços nas negociações com demais parlamentares. “Vai ser uma luta árdua, mas vamos conquistar o piso nacional da categoria”.

Ao todo foram na caravana 54 agentes, sendo 44 no ônibus fretado pela associação. Nos dois dias de reunião, na quarta-feira e quinta-feira, foram profissionais de 16 Estados de todas as regiões do Brasil para reivindicação de piso salarial nacional.

Estiveram em Brasília esta semana profissionais da saúde das cidades de Vera, Sinop, Nova Mutum, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, São José do Rio Claro, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Comodoro, Porto Estrela, Conquista d´Oeste, Poconé, Cuiabá, Cotriguaçu, Nova Canaã do Norte, Alto Paraguai, Paranatinga.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114