Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Sexta, 17 de junho de 2011, 09h33

Goiabeiras Shopping apoia campanha de doação de sangue


O Goiabeiras Shopping, em parceria com o MT-Hemocentro, participou da campanha de doação de sangue nesta quarta-feira (15) durante a tarde. Uma Unidade Móvel do MT-Hemocentro ficou no estacionamento do shopping das 14h às 20h. A atividade faz parte da programação do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14. O Hemocentro de Mato Grosso pretende conscientizar a população sobre a importância da doação, e desse modo, conseguir mais doadores voluntários.

Segundo o superintendente do Goiabeiras Shopping, Sérgio Chiarini Fernandes, a coleta de sangue em uma Unidade Móvel no shopping auxilia aqueles que não possuem tempo de se deslocar até os postos fixos do Hemocentro. "Além de ser um local de grande movimentação de pessoas, muitos funcionários e clientes aproveitam que estão no shopping para fazer a sua doação", comentou Sérgio Fernandes.

É o caso do gerente de vendas Wellington Kaneko, que trabalha no shopping e doou sangue pela primeira vez. "Uma Unidade Móvel aqui facilita muito pra quem, como eu, não tem tempo de se deslocar até o Hemocentro. Já havia tentado ir em outras unidades várias vezes, mas nunca havia conseguido. Acredito que estou fazendo a minha parte como cidadão: ajudando o próximo", contou Wellington Kaneko.

A publicitária Lívia Cristina Chazan é doadora há 3 anos e geralmente doa sangue de 3 em 3 meses. "O problema é que nem sempre consigo me deslocar até o local que faço a doação, por falta de tempo. Achei a ideia de uma Unidade Móvel no shopping ótima, e acredito que deve ser apoiada e divulgada, pois com certeza conseguiremos mais doadores. É muito importante ajudar quem precisa", frisou a publicitária.

As condições básicas para doar sangue são: sentir-se bem, estar com boa saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar documento de identidade com foto, válido em território nacional. Para o dia da doação é necessário não estar em jejum, fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes, evitar alimentos gordurosos três horas antes.

Não podem doar sangue pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os dez anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; e pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos.



21/06/11, 02:11
Lívia Chazan disse:

Olá, gostaria de receber a foto no dia da doação de sangue! Parabéns aos idealizadores! NOTA DA REDAÇÃO: Estamos contatando com o Shopping.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114