Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Sábado, 18 de junho de 2011, 21h30

Maior posto de vacinação do país deve imunizar 3 mil crianças contra a pólio


Uma programação extensa, com diversas atividades culturais, marca hoje (18) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, do Ministério da Saúde, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. No local, considerado o maior posto de vacinação do Brasil, desde as 8h, as crianças assistem a apresentações musicais e de dança, participam de brincadeiras, de oficinas esportivas e de ‘contação’ de histórias.

A expectativa é que, até as 17h, cerca de 3 mil crianças com até 5 anos de idade recebam, somente neste posto, as gotinhas que imunizam contra a doença, conhecida como paralisia infantil. Aquelas com idades entre 1 e 7 anos também poderão se imunizadas contra o sarampo. O Rio de Janeiro é um dos oito estados onde as duas vacinas estão sendo aplicadas durante esta etapa da campanha.

De acordo com a pediatra Emília Correia, chefe do Centro de Saúde Escola, da Fiocruz, o surto de sarampo observado em alguns países preocupa as autoridades de saúde e reforça a necessidade da vacinação. “Há surto da doença em países da Europa e da América do Norte e a nossa preocupação é em função do fluxo de viajantes que faz turismo. Por isso, é preciso vacinar nossas crianças porque só assim elas estarão livres da doença”, afirmou.

Depois de participar com o filho Alexandre Souza, de 5 anos, da oficina de pipas e assistir a apresentações de grupos musicais, a operadora de telemarketing Patrícia Souza entrou na fila para garantir a vacinação do menino. Segundo ela, que teve sarampo quando tinha seis anos, é fundamental imunizar as crianças.

“A minha mãe conta que eu quase morri porque tive os sintomas de maneira muito forte. Por isso não abro mão de vacinar as crianças lá de casa”, disse ela, que também levou dois sobrinhos para receberem as doses contra o sarampo e a poliomielite.

Já a dona de casa Ana Paula Castro contou que teve que organizar um esquema especial para levar o pequeno Jean Carlo, de apenas 20 dias, para tomar as gotinhas contra a poliomielite. “Estou toda enrolada porque ele ainda é muito pequeno e ainda estamos em fase de adaptação, mas eu e meu marido sabíamos que era preciso vir. Então arrumamos tudo bem cedo e viemos”, afirmou.

Para a campanha de hoje, foram montados 3.500 postos fixos e móveis nos 92 municípios do Rio de Janeiro, mobilizando aproximadamente 20 mil pessoas. A meta é imunizar pelo menos 1 milhão de crianças contra a poliomielite no estado. O número representa quase 8% do total de crianças menores de 5 anos (14,1 milhões) que o Ministério da Saúde pretende vacinar em todo o país.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114