Cuiabá | MT 19/04/2024
Saúde
Segunda, 20 de junho de 2011, 04h37

Ioga pode ajudar vítimas de derrames a recuperar o equilíbrio


Praticar ioga pode ajudar pessoas que sofreram derrames a recuperar o equilíbrio e prevenir possíveis quedas, principalmente pacientes idosos, de acordo com um estudo feito em conjunto por cientistas da Indiana University e Purdue University, nos Estados Unidos. Segundo os autores da pesquisa, pessoas que sofrem derrame ou acidente vascular cerebral normalmente ficam com suas funções motoras prejudicadas, o que aumenta as chances de queda e fratura.

Nesse pequeno estudo, os pesquisadores observaram a influência de uma rotina específica de exercícios na recuperação de 20 pessoas, com média de 66 anos, que tiveram um derrame. Os voluntários participaram duas vezes por semana de aulas de ioga que duravam quatro horas, durante dois meses. Essas sessões foram adaptadas para atender as limitações dos pacientes.

O estudo mostrou que os idosos que participaram do treino especializado de ioga tiveram seu equilíbrio melhorado em até 34% segundo a escala Fullerton Balance, usada como parâmetro entre os estudos de equilíbrio. Com esse aumento, os pacientes passaram a fazer parte do grupo classificado como ?baixo risco de queda?, um avanço importante nessa faixa etária.

Além disso, após participarem das aulas, os pacientes tiverem uma melhoria na qualidade de vida, passaram a ter mais autoconfiança e ficaram mais ativos. Os cientistas ressaltam que os estudo foi feito com um número pequeno de indivíduos, mas afirmam que os resultados já são suficientes para que aulas de ioga sejam consideradas na recuperação de pessoas que sofrem derrames.
Ioga ameniza os sintomas da artrite e fibromialgia

As aulas de ioga, além de prevenir quedas e aumentar a autoconfiança de idosos, também ajuda a amenizar sintomas de doenças associadas à velhice. Um estudo guiado pela Emirates Arthritis Foundation, nos Emirados Árabes Unidos, e apresentado no Congresso Anual da European League Against Rheumatism mostrou que pacientes com artrite reumatoide tiveram melhoras significativas da dor com a prática da ioga.

Antes e depois das sessões, foram documentados os dados demográficos, índices de atividade da doença e qualidade de vida. Depois de 12 sessões de Raj Yoga, que é um dos estilos mais suaves, combinando técnicas de exercícios e respiração, os participantes mostraram melhorias significativas nos índices de atividade da doença. A maioria dos portadores de artrite reumatoide não se exercita regularmente.

Outro estudo também mostrou resultados positivos da prática da ioga entre pacientes com fibromialgia. Depois de oito sessões de ioga clássica - que combina posições suaves de ioga, técnicas de respiração e meditação -, a qualidade de vida e ansiedade desses portadores teve melhora significativa. Como a ansiedade é, muitas vezes, um sintoma-chave em pacientes com essa doença, o estudo representa um passo positivo na melhoria da vida das pessoas que sofrem de fibromialgia.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114