Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Terça, 28 de junho de 2011, 18h22

Saúde deu início a VI Conferência Municipal de Saúde


A Secretaria Municipal de Saúde deu início a VI Conferência Municipal de Saúde - VI CMS de Jaciara. A abertura aconteceu durante a noite de ontem, segunda-feira (27), no Anfiteatro Municipal Celcita Pinheiro, onde os participantes assistiram a uma palestra com o assunto “Políticas de Saúde Sobre a Seguridade Social”, proferia pela representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT), Rose Maria Peralta Guilherme Fava.

Um pouco antes do começo da palestra, houve a apresentação do coral de crianças, formado por filhos de funcionários e alunos da rede pública de ensino, que é regido pela professora Sara da Silva, da escola Municipal Maria Villany Delmondes. O grupo, que faz parte de um projeto musical entre a Secretaria Municipal de Saúde e Grupo Naum, abrilhantou o ato solene com a interpretação de duas canções.

O evento, que acompanha o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro”, segue durante esta terça-feira (28), até as 17h, na Faculdade Eduvale, onde estão sendo realizadas discussões sobre a saúde municipal, assim como trabalhados diversos eixos temáticos. O objetivo de avaliar a situação de saúde do município de acordo com os princípios e diretrizes do sistema de saúde municipal

Durante os trabalhos a Comissão Organizadora reproduzirá relatórios contendo situação atual da saúde no âmbito do municipal, informações quali-quantitativas das metas aprovadas na V Conferência Municipal de Saúde e textos sobre o tema central, bem como seus temas que subsidiarão as discussões e deliberações na estadual.

Para a condução dos trabalhos foram formadas diversas comissões pela: Coordenação Geral; Relatoria Geral; Comissão Temática e Científica; Comissão de Infraestrutura/Administrativa/Financeira; Comissão de Articulação e Mobilização Local; Comissão de Comunicação e Informação e Comissão Eleitoral.

Segunda a assistente social Mônica Camolezi dos Santos Melo, membro da comissão organizadora da conferencia, os participantes estão distribuídos da seguinte forma: Delegados com direito a voz e voto; Convidados com direito a voz; Observadores e Comissão organizadora.

Prevenção é o melhor remédio

Durante seu pronunciamento, o secretário Municipal de Saúde, Regin de Oliveira Campos, ressaltou a prevenção como o melhor remédio.

Ele acredita que todo o trabalho das equipes de saúde, feito em conjunto e de forma sincronizada, tem contribuído de forma direta para os trabalhos realizados no município. “Quando fizemos a conferencia em 2004 não tínhamos nem 50% de Postos de Saúde. Hoje já temos 100% de cobertura”, assegurou.

O secretário citou as diversas cirurgias que vem sendo realizadas no Hospital Municipal de Jaciara, assim como os mutirões de exames e consultas que necessitam do transporte municipal até Rondonópolis ou Cuiabá.

Regin esclarece que esse conjunto de ações, somadas ao trabalho dos diversos setores da Saúde Municipal, geraram uma prevenção mais forte e a diminuição do número de pacientes em 30% nas urgências. “Com a ajuda de vocês nós podemos fazer o que queremos”, concluiu.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114