Cuiabá | MT 20/04/2024
Saúde
Quarta, 20 de julho de 2011, 13h34

Sintep/MT participa de oficina preparatória na Escola de Saúde Pública


O objetivo foi apresentar os projetos e diretrizes a serem apresentados no Conselho Estadual de Saúde

O secretário de Finanças do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Orlando Francisco, participou na tarde de ontem (18), de uma oficina preparatória na Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso, em Cuiabá. Na ocasião, os conselheiros foram apresentados aos projetos e diretrizes a serem incluídos como políticas estaduais no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 que precisam ser aprovados até o dia 27 de julho pelo Conselho Estadual de Saúde.

O Plano Estadual de Saúde (PES) possui cinco objetivos principais, que buscam a melhoria da qualidade e do acesso à saúde pública em Mato Grosso. São eles: promover a qualidade de vida da população e reduzir a vulnerabilidade e riscos à saúde por meio de intervenções nos seus determinantes e condicionantes; consolidar a vigilância em saúde como base do modelo de atenção à saúde; ampliar o acesso equitativo e a qualidade dos serviços de saúde a partir da atenção primária; reduzir a mortalidade materna e infantil no Estado e fortalecer a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS)

Segundo Orlando Francisco, o governo está apresentando um programa de políticas de saúde que consideram as receitas reprimidas de 2011, ou seja, que não suprirá a demanda de 2012. “Os objetivos e diretrizes são pontos que estão incluídos no PES, mas precisam de recursos para serem realizados e eles não são compatíveis com as propostas feitas. Os recursos que o governo dispõe para o PPA não alcançam os 12% previstos da emenda constitucional n°29 do ano de 2000. A previsão de aplicação da receita líquida do Estado só cumpriria a emenda a partir do ano de 2015. Vamos apurar e analisar tais informações para levar essa preocupação para a reunião do dia 27 de julho. Teremos problemas sérios da saúde por falta de recursos”, antecipou o secretário.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114