Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Quinta, 21 de julho de 2011, 01h20

Sindicato dos Médicos rebate denúncias sobre irregularidades em hospitais


O Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (DF) rebateu ontem (20) denúncias de irregularidades nos hospitais do DF. Entre as irregularidades apontadas em relatório da Secretaria de Transparência do DF, estão rasuras nas escalas de plantão e de horas extras e até casos de médicos que chegam embriagados ao trabalho. Para a Secretaria de Saúde, os problemas ocorreram na gestão passada, em 2009 e 2010.

Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos, Marcos Gutemberg Fialho da Costa, as rasuras em escalas de plantão podem ter ocorrido com autorização do chefe. “Às vezes, costuma-se trocar plantão. O chefe autoriza, vai lá e troca.” Sobre as faltas sem justificativa e sem desconto no salário, ele disse que o problema, nesse caso, é da chefia. “Se tem funcionário que não vai trabalhar, a responsabilidade é da chefia.”

Para ele, o tempo que os pacientes pelo atendimento nos hospitais do DF é "relativamente normal". Ele explicou que os médicos atendem em regime de prioridade: pacientes mais graves são atendidos primeiro. “Tem de aguardar. Se chega uma pessoa baleada, vou atendê-la primeiro que o pessoal da fila.”

Gutemberg classificou de “absurda” a denúncia de que um médico compareceu embriagado ao trabalho. “Não conheço o relatório, preciso tomar conhecimento primeiro. Mas digo que este é um caso esporádico. É preciso ver o que houve. Se o médico tem problema de alcoolismo, ou se estava de licença e deveria ter sido afastado”, disse à Agência Brasil. “Além do mais, pode ter havido um erro de pessoa. Pode ter sido um funcionário do hospital, um enfermeiro ou assistente. Todo mundo que anda de jaleco por aí é chamado de doutor”, completou.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou, por meio da assessoria de imprensa, que não é responsável por irregularidades encontradas na gestão passada, nos anos de 2009 e 2010.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114