Cuiabá | MT 16/04/2024
Saúde
Quinta, 08 de setembro de 2011, 06h23

Prepare o seu filho para ingressar na escolinha


É comum os pais ficarem preocupados com a adaptação do filho quando ele ingressa na escola. Será que ele vai gostar, vai fazer amiguinhos, vai respeitar a professora... Essas são algumas das indagações que podem não deixar os pais tranquilos. Noções de convivência, de respeito ao espaço do outro e de saber compartilhar brinquedos e materiais são alguns dos pré-requisitos para que o seu filho entre na escolinha com o pé direito, se divertindo e aprendendo muito.

"A criança deve ter capacidade de compreender ordens e saber que, enquanto estiver na escola, a professora será a pessoa responsável por ela e, se houver a necessidade, a escola entrará em contato com os pais", afirma a psicóloga da UNIFESP, Maria Dirce Benedito. Confira algumas sugestões para você educar o seu filho em casa e começar a prepará-lo para frequentar a escola.

Pequenas atitudes, grandes mudanças

De acordo com a psicóloga Fernanda Spengler, do Centro Médico Louis Pasteur, em Blumenau- SC, a criança já deve participar da rotina da família (refeições, passeios, conversas) desde muito pequena, sempre enfatizando a individualidade de cada um. "Algumas atitudes podem ser praticadas antes do ingresso à escolinha, como respeitar e valorizar as escolhas da criança dentro das possibilidades, ajudá-la a organizar os seus brinquedos, incentivá-la a ter responsabilidades sobre os seus objetos e as suas atitudes e mostrar concretamente o resultado de suas ações, para que ela possa compreender a relação entre atitudes e consequências e ainda compartilhe com os demais", ressalta a especialista.


O que não pode ser esquecido é que, para ensinar esses valores às crianças, é preciso vivenciá-los na prática, no cotidiano. Antes de tudo, ela precisa de uma rotina organizada e tranquila em casa, de modo que a família também compartilhe essas atitudes entre si.

Segundo a psicóloga do Departamento de Pediatria da UNIFESP, Maria Dirce Benedito, o desenvolvimento infantil envolve fases. "Cada fase representa um nível de maturidade do ciclo do desenvolvimento e nos fornece subsídios para acompanharmos e avaliarmos as progressões rumo à maturidade", enfatiza.

O comportamento da criança desde o nascimento até os cinco anos de idade distingue-se em comportamento motor, comportamento adaptador, comportamento da linguagem e comportamento sócio pessoal (andar, falar, controle da urina e evacuação e compreender regras). "Cada uma dessas áreas, ao serem atingidas, garantirá à criança um grau de individualidade e autonomia que lhe possibilitará a inserção ao meio social mais amplo e com maior segurança", conta a psicóloga.


Aprendendo a compartilhar

Em um primeiro momento, a criança ainda tem dificuldade de compartilhar porque isso significa a perda de algo que ela goste. Por isso, sente-se irritada quando alguém usa o seu brinquedo ou algo que é dela.

"Para que a criança possa começar a compreender essa relação, enfatizamos a troca,"você usa o meu e eu uso o seu", algo nesse sentido", indica a psicóloga Fernanda Spengler. Depois desse momento, é hora de introduzir o conceito de empréstimo, deixá-la usar algo com tempo determinado para devolver e estimulá-la a fazer o mesmo.

A psicóloga da UNIFESP, Maria Dirce Benedito, explica que uma técnica interessante - principalmente quando é filho único, com pouca vivência em dividir brinquedos e brincadeiras com outras crianças - é frequentar parques e festas infantis, deixando a criança com outras de idade semelhante. Também é uma boa ideia estimular a doação de brinquedos que já não são tão importantes para o pequeno no momento.


Como ensinar sobre o "respeito ao próximo"?

Essa é um processo que a criança vivencia desde bebê. "Se quem cuida dela, ao suprir as necessidades básicas da criança - alimentação, higiene e afeto -, fizer com amor, respeitando o ritmo da própria criança, sem gritos, sem hostilidade, com regras claras e papéis definidos - função do pai e da mãe -, ela se sentirá respeitada e carregará consigo esses princípios", explica a psicóloga Maria Dirce.

As crianças aprendem o que vivenciam. Quando as crianças são ainda muito pequenas, os pais representam figuras de referência, apontando certo e errado, aprovando ou desaprovando as suas atitudes e contribuindo para o aprendizado de suas condutas.

Segundo a psicóloga Spengler, ao entrar na escola, os pais precisam sinalizar para as crianças que as regras são as mesmas e que os professores estão do mesmo lado do que a família na sua educação, ocupando periodicamente esse espaço de referência.

Corrija comportamentos para ela não repetir no ambiente escolar

Problemas comportamentais, geralmente, estão ligados ao desafio ou a ausência de regras e rotinas. Crianças que convivem em ambientes extremamente rígidos podem apresentar comportamentos desafiadores em ambientes sociais, no caso a escola, como afirma a psicóloga Fernanda Spengler.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114