Cuiabá | MT 16/04/2024
Saúde
Segunda, 12 de setembro de 2011, 23h17

Silval Barbosa autoriza SES a operacionalizar novos serviços de saúde


O Governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, autorizou nesta segunda-feira (12.09) a operacionalização de novos serviços de saúde referentes a atendimentos de alta complexidade, tratamentos psiquiátricos e de dependentes químicos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). A previsão é que até o final deste ano as adequações físicas para oferecer estes serviços estejam concluídas e no início de 2012 os serviços sejam entregues à população, conforme o Secretário Estadual de Saúde, Pedro Henry.

A partir do início de 2012, o antigo Hospital das Clínicas passará a oferecer serviços de alta complexidade e será referência para tratamentos de cardiologia, neurologia, cirurgias bariátricas e transplantes. A unidade irá funcionar sob gestão estadual no modelo de Organizações Sociais de Saúde (OSS).

O hospital Adalto Botelho passará a funcionar no antigo Hospital Neuro-Psiquiátrico, localizado na saída para Rondonópolis. Os 120 leitos já existentes serão transferidos para esta nova unidade e outros 90 vão ser implantados, totalizando 210 leitos. Destes, 70 vão ser destinados para a ressocialização e 20 leitos para desintoxicação.

Nessa unidade também será criado um Pronto Atendimento 24 horas para atendimento das pessoas com transtornos mentais. O secretário Pedro Henry destaca que esta unidade será a primeira destinada ao tratamento de dependentes químicos em Mato Grosso. O tratamento aos dependentes químicos faz parte das ações integradas do Governo de Mato Grosso de enfrentamento às drogas.

A previsão é que até o final deste ano todas as ações estejam finalizadas e o ano que vem esses serviços sejam entregues à sociedade. “Os trabalhos de viabilização dos projetos já foram iniciado”, afirmou.

Henry lembra ainda que até o final deste mês os 60 leitos destinados à maternidade no quarto andar do Hospital Santa Helena serão concluídos. O secretário também frisou que os hospitais municipais de Alta Floresta e Sinop passarão para gestão do Estado.

Segundo ele, foi autorizada também nova ação no Hospital Metropolitano em parceria com Universidade de Várzea Grande (Univag ) e Estado de Mato Grosso, para realizar atendimentos odontológicos de alta complexidade.

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, acrescentou que outra meta é concluir as obras do Hospital Central por meio de uma parceria público-privada (PPP). Para Silval, é incabível uma obra como essa estar parada há 25 anos.

O anúncio da implementação das novas ações ocorreu durante a assinatura do convênio para o início das obras do novo Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso. A solenidade ocorreu no Palácio Paiaguás, no auditório Ponces de Arruda.
 

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114