Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Sábado, 08 de outubro de 2011, 13h51

Transforme a geladeira em amiga da dieta


Abrir a geladeira é um hábito tão corriqueiro que tem até gente que faz sem motivo, só para pensar... Mas quantas vezes você já fez isso e acabou beliscando alguma coisa? Abre para pegar ovos, belisca um pãozinho com manteiga; abre para guardar sobras do almoço, dá mais um bocado na sobremesa... Não é fácil resistir à tentação. Por isso, o Minha Vida reuniu truques de nutricionistas para evitar que a geladeira vire a arquirrival da dieta. Junto com reeducação alimentar e prática de exercícios físicos, essas dicas podem acelerar a meta de emagrecer e controlar o peso.

Não encha a geladeira de guloseimas

Quando bate aquela vontade de comer guloseimas, qual será a sua primeira ocorrência? A geladeira, claro. Mas, se você não armazenar guloseimas nela, ficará mais difícil manter o hábito de beliscar. "Não ter o que buscar para comer em momentos de ansiedade ou fome fora de hora é uma forma de prevenir o ganho de peso", arremata a nutricionista Amanda Epifânio, da clínica CITEN, em São Paulo.

Calçados sem estabilidade pioram as dores de gota

Sandálias podem parecer confortáveis, mas também podem piorar as dores de quem sofre com gota, diz um estudo feito pela University of Auckland, na Nova Zelândia. Segundo os autores da pesquisa, pessoas com gota normalmente usam tipos errados de calçados, o que piora a dor, o desconforto e o desequilíbrio.

A gota é uma forma de artrite causada pelo excesso de ácido úrico no sangue e provoca fortes dores nas extremidades do corpo, principalmente nos dedos do pé e nos joelhos. É mais comum em homens, a partir dos 50 anos de idade. Fatores como o fumo e a ingestão de álcool também aumentam as chances da doença.

O estudo foi feito com 500 pacientes que tnham cadastros em clínicas de reumatologia. Os voluntários responderam um questionário sobre os tipos de calçado que usavam e a intensidade das dores causadas por gota que sentiam durante o dia. A partir desses dados, os cientistas notaram que 42% dos participantes usavam calçados que pioram as dores de gota, como sandálias, chinelos e mocassins. Eles não são indicados para quem tem a doença já que não dão suporte, estabilidade e controle.

De acordo com os especialistas, tênis próprios para caminhada e para a prática de exercícios físicos são os mais indicados para quem tem essa forma de artrite, porque são os que dão mais estabilidade e maior absorção de impacto.

Além disso, o estudo também mostrou que metade dos calçados usados pelas pessoas analisadas tinham mais de um ano de uso, outro fator que pode aumentar as dores de quem sofre com gota.

Refrigerante aumenta chance de gota

Mulheres que consomem bebidas ricas em frutose, como refrigerantes e sucos de laranja, apresentam um risco elevado de desenvolver gota, de acordo com outro estudo, feito pela University of British Columbia, durante a Reunião Científica Anual do Colégio Americano de Reumatologia, nos Estados Unidos.

As participantes do estudo que consumiram um refrigerante com açúcar por dia foram comparadas com aquelas que consumiam a bebida apenas uma vez por mês. No primeiro grupo, foi encontrado um risco 1,7% maior de desenvolver gota. Aquelas que consumiam duas ou mais latas de refrigerante por dia apresentavam um risco 2,4% maior.

Em relação ao consumo de suco de laranja, as participantes que consumiram um copo de suco de laranja por dia apresentavam um risco 1,4% maior de desenvolver gota e aquelas que consumiam dois ou mais copos do suco, por dia, tinham um risco 2,4% maior.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114