Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Domingo, 06 de novembro de 2011, 06h27

Bebês de mães com gripe suína sofrem maior risco de morte


Com estudo liderado por cientistas daNational Perinatal Epidemiology da Oxford University, no Reino Unido, revelou que bebês que nasceram de mães portadoras do vírus H1N1, causador da gripe suína, enfrentam maior risco de natimorto, quando o feto morre dentro do útero ou no momento do parto.

A pesquisa examinou todas as gestantes admitidas no hospital Perinatal que foram diagnosticadas com o vírus da gripe suínaentre setembro de 2009 e janeiro de 2010. No total, 256 mulheres participaram da análise.

No grupo estudado, sete bebês sofreram natimorto e três morreram logo após o nascimento, o que equivale, proporcionalmente, a 39 mortes a cada mil nascimentos. A porcentagem é quase seis vezes maior do que a de mães não infectadas com o vírus, que equivale, em média, a sete mortes a cada mil nascimentos.

Segundo os agentes de saúde, a melhor maneira de se prevenir contra a gripe e, consequentemente, proteger o bebê é tomando a vacina.

Fuja da Gripe Suína
A gripe suína é uma doença respiratória dos porcos, causada pelo vírus da Influenza do tipo A (H1N1), que causa surtos regulares de gripe nesses animais.

O vírus sofre mutações (alterações) contínuas. O organismo dos porcos funciona como um tubo de ensaio, combinando vírus e favorecendo o aparecimento de novos tipos. Esses vírus modificados podem provocar o surgimento de um novo tipo de gripe, tão agressiva como a gripe aviária e transmissível quanto a gripe humana.

Apesar do nome, a infecção não ocorre por ingestão da carne de porco e de seus derivados. Hoje, ela é transmitida da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, de pessoa para pessoa e por meio de espirros e de tosse. O tempo de incubação varia de 24 horas a três dias.

s sintomas da gripe suína nos seres humanos são similares aos da Influenza sazonal humana a gripe comum e incluem febre (acima de 38º), desânimo, falta de apetite e tosse, coriza e garganta inflamada, podendo causar ainda náuseas, vômitos e diarréia. Esses sintomas começam a aparecer de quatro a cinco dias após a infecção.

São consideradas como casos suspeitos as pessoas que:

1. Tiverem febre, de início súbito, superior a 38ºC e tosse, associadas ou não a dores de cabeça, muscular e nas articulações ou à dificuldade respiratória;

2. Apresentarem sintomas até 10 dias após saírem de países que reportaram casos confirmados de gripe suína ou que mantiveram contato próximo com casos suspeitos;

3. Cuidam, convivem ou tiveram contato direto com secreções respiratórias ou fluidos corporais de um caso suspeito, confirmado ou provável. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114