Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Quinta, 17 de novembro de 2011, 22h12

Mato Grosso registra redução de 78,81% de casos de dengue


O Estado de Mato Grosso teve uma redução de 78,81% no número de casos de dengue notificados. O dado foi divulgado no lançamento da Campanha “Mato Grosso Unido contra a Dengue”, na manhã de quinta-feira (17.11), no Palácio Paiaguás - sede do governo estadual -, em Cuiabá.

No ato de lançamento da campanha a secretária adjunta de Gestão Estratégica da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), Maria Conceição Villa, disse que o resultado da redução se atribui a um conjunto de esforços envolvendo o setor público, entidades organizadas da sociedade e da população, que entenderam que o enfrentamento ao problema da dengue se faz com a interação e o desenvolvimento de ações casadas que possibilitaram a mudança do quadro epidêmico de 2010, onde o Estado registrou 42.178 casos, contra os dados de 2011, que até esta quinta-feira tem o registro de 8.939 casos.

O desafio atual do Governo do Estado é dar sustentabilidade e continuidade a esses resultados. Com esse propósito é que foi lançado, nesta manhã, mais uma ferramenta no enfrentamento da dengue, a campanha institucional que possibilita a todos os entes envolvidos no enfrentamento da dengue o desenvolvimento de atividades casadas, oportunas e de acordo com o papel institucional de cada um, o que vai permitir um melhor enfrentamento do problema e a redução do impacto da dengue sobre a saúde da população mato-grossense.

DADOS - De 1º de janeiro a 17 de novembro de 2011, a notificação de casos de dengue foi de 8.939 casos. Desse total, 41 foram notificados como casos graves. Até o momento foram notificados seis óbitos confirmados por dengue.

Em dado comparativo de notificações do ano de 2010 onde Mato Grosso registrou, de 1º de janeiro a 17 de novembro, 42.178 casos de dengue. No ano de 2011 no mesmo período 8.939, a redução é de 78,81%.

No ano de 2011, Cuiabá, a capital do Estado de Mato Grosso, tem a notificação de 1.192 casos de dengue, sendo 19 de casos graves. Desses 19 casos graves registrados em Cuiabá, apenas 13 são residentes na Capital. Outros seis são residentes nos seguintes municípios do Estado: 01 em Tangará da Serra, 01 em Nova Brasilândia, 01 em Alto Paraguai, 01 em Guarantã do Norte, 01 em General Carneiro e 01 caso é de pessoa residente no Estado do Amazonas, em Manaus.

Em 2011, Várzea Grande notificou 329 casos de dengue. Em Sinop a notificação é de 1.855 casos de dengue. E em Rondonópolis, a notificação é de 277 casos da doença.

ÓBITOS - Os municípios que tiveram a notificação de óbitos por dengue até o momento foram General Carneiro (01 caso confirmado), Pedra Preta (01 caso confirmado), Colíder (01 caso confirmado), Torixoréu (01 confirmado), Ribeirãozinho (01 confirmado), Sinop (01 confirmado).

MEDIDAS DE PREVENÇÃO - A Secretaria de Estado de Saúde continua a recomendar medidas de prevenção simples, que devem ser tomadas pela população do Estado, que são manter as caixas d’água, tonéis e barris, ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos lavando-os com escova e sabão semanalmente. Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes.

No caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia ele deve ser lavado com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana. Deve-se jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los fora do alcance de animais. Manter as lixeiras bem fechadas. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114