Cuiabá | MT 18/04/2024
Saúde
Quarta, 23 de novembro de 2011, 18h27

Equipe do Hospital do Câncer cadastra doadores de medula óssea no IFMT Cáceres


Até o próximo sábado campanha mobiliza doadores em Cáceres com postos de cadastramento em diversos pontos da cidade como praça, supermercados, e unidades de PSFs
Hoje mais de 2 mil pessoas estão na fila a espera de transplante de médula óssea no Brasil. Um procedimento rápido e sem nenhum risco à saúde do doador pode ser a única chance de Vida para quem aguarda pelo transplante. Com base nesta realidade o Hospital do Câncer de Barretos/SP desenvolve em todo Brasil Campanha de Cadastramento de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Esta semana a equipe de Barretos em parceria com Hemocentro de Cuiabá está em Cáceres/MT cadastrando doadores. Nesta quarta-feira (23) e quinta-feira (24) a campanha mobiliza alunos e servidores do IFMT/Campus Cáceres.
“Qualquer pessoa de 18 a 55 anos que não seja portadora de HIV e que não tenha se submetido a tratamento de câncer pode se cadastrar”, explica o enfermeiro do Hospital do Câncer de Barretos Danilo Bispo.
No cadastro é preenchido um formulário com dados pessoais e coletada uma amostra de sangue com 5ml para testes que determinam as características genéticas necessárias para identificar a compatibilidade entre o doador e o paciente. Os dados são encaminhados para o Instituto Nacional do Câncer, INCA-RJ que coordena o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea, (REDOME) do Ministério da Saúde, onde é realizado o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante e, caso haja compatibilidade, o doador é chamado para exames complementares.
A dificuldade é encontrar compatibilidade entre doadores e pacientes.
“No Brasil temos 2 milhões e 400 mil pessoas cadastradas. Nenhuma é compatível com as 2.000 que estão a espera na fila. A chance é de uma para 100 mil, ou seja, para cada 100 mil cadastrados nós conseguimos encontrar apenas uma pessoa compatível, por isso a importância da adesão do máximo de doadores possíveis, como um gesto de amor ao próximo “ explica Danilo.
Doação- Procedimento rápido e sem riscos à saúde
O procedimento para coleta da medula óssea não traz risco à saúde do doador. Uma forma de doação é semelhante a doação de sangue. A pessoa não fica hospitalizada e quinze dias depois se quiser e for compatível pode fazer doação de novo, porque a medula óssea é tecido renovável.
“São inexistentes quaisquer risco à saúde do doador. No mundo inteiro não tem nenhum caso de problemas gerados pela doação da médula óssea”, destaca o enfermeiro.
A meta do Hospital do Câncer de Barretos é visitar e envolver todos os estados brasileiros com a campanha. Cáceres é a primeira cidade de Mato Grosso a receber a rede de mobilização para o cadastro de doadores de medula óssea. A campanha deve estender-se para todos os municípios do Estado.
Além do IFMT Campus Cáceres, estão instalados postos de cadastramento na Unemat, nas unidades do Juba Supermercados, no Supermercado Nossa Senhora Aparecida e nos Postos de Saúde da Família (PSF), no horário das 8 às 17 horas. As equipes permanecem na cidade até o próximo sábado (26.11). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114