Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Segunda, 28 de novembro de 2011, 07h56

Brasil terá mais de 518 mil novos casos de câncer em 2012


Segundo estimativa do Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), no ano de 2012, o Brasil terá 518.510 novos registros de câncer - o equivalente a 59 novos casos por hora ou 1.416 por dia. A projeção foi feita com base em dados sobre as mortes pela doença. Quem cuidou da organização das informações foi o Ministério da Saúde junto a 19 centros que mantêm registro das ocorrências de tumores nas cidades onde se encontram. Com esses dados, é possível estimar o total de casos no país.

Na estimativa de 2010, ao todo, foram previstos 489.270 novos caso. Mas, como houve uma mudança na metodologia utilizada pelo Inca, não é possível comparar os números das duas estimativas.

Além de projetar dados sobre tipos de câncer mais comuns, como próstata e mama, pela primeira vez foram projetados dados sobre o total de casos de tumores de bexiga, sistema nervoso central e linfoma não Hodgkin. Também foram inclusos os cânceres de ovário, corpo do útero e tireoide nas mulheres e de laringe nos homens.

Aposte numa boa alimentação contra o câncer Um estudo feito pelo Instituto Americano de Pesquisa do Câncer estimou que cerca de 1/3 dos 1,4 milhões de casos de todos os tipos de câncer que ocorrem anualmente nos Estados Unidos poderiam ser prevenidos se as pessoas adotassem uma dieta saudável, com menos gorduras e alguns antioxidantes poderosos.

Alimentos como as frutas vermelhas são capazes de evitar o aparecimento de diversos tipos de câncer, em especial os de cólon, esôfago, pele, bexiga, pulmão e mama. Já a uva contém um antioxidante chamado resveratrol, que impede que células cancerosas desenvolvam-se na mama, fígado, estômago e sistema linfático.

"O tomate possui licopeno, um antioxidante importante na luta contra o câncer de próstata, mama, útero e melanoma (o mais agressivo tipo de câncer de pele)", explica a clínica-geral Juliana Korth. Ainda, os vegetais crucíferos, da família da couve-flor, repolho, couve e couve de Bruxelas, são ricos em isotiocianatos, substâncias que regulam um complexo sistema enzimático que protegem as células no nosso corpo contra o câncer de estômago, boca, faringe e laringe (garganta) e esôfago.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114