Cuiabá | MT 20/04/2024
Saúde
Terça, 29 de novembro de 2011, 07h23

Hoje é dia de doação de sangue no Postão em VG


A Secretaria de Saúde de Várzea Grande (SMS/VG) em parceria com o Hemocentro continua disponibilizando uma unidade móvel para coleta de sangue em frente ao Centro de Especialidades Médicas, o Postão. A unidade fica a disposição da população toda terça-feira, das 8h às 17h.

De acordo com o secretário de saúde do município, Marcos José da Silva, a ação vem sendo realizada desde o ano passado, onde uma vez por semana uma equipe multidisciplinar da instituição fica a disposição da população em frente a unidade de saúde, com o intuito de conseguir um número maior de doadores.

Ainda segundo Marcos, a media de doadores é de 30 ao dia, mas a unidade móvel tem capacidade de atender um número maior de pessoas. “A unidade pode atender até 60 pessoas ao dia, por isso convoca a população para participar de mais essa ação, este trabalho é muito importante, pois, doar sangue é um ato solidário e salva vidas”, destacou.

“A doação de sangue é segura e não demora mais que 30 minutos, os profissionais do Hemocentro são atenciosos e prestativos, além disso, todo o material utilizado é descartável, garantindo mais segurança ao doador de sangue”, reforça.

Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou para um uso subsequente em uma transfusão de sangue. Trata-se de um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde.

CONDIÇÕES BÁSICAS PARA DOAR SANGUE - sentir-se bem, com saúde; apresentar documento com foto; ter idade entre 18 e 65 anos; ter mais de 50KG. Respeitar os intervalos para doação: homens 60 dias: até 4 doações por ano,mulheres 90 dias: até 3 doações por ano.

RECOMENDAÇÕES PARA O DIA DA DOAÇÃO – nunca doe sangue em jejum; faça repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; evitar fumar pelo menos duas horas antes da doação; evite alimentos gordurosos.

SERVIÇO – O Centro de Especialidades Médicas (Postão), está localizado na Rua 24 de Maio S/Nº, em frente a antiga caixa d´água - na região central da cidade. Outras informações pelo fone 3688- 3148/3143.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114