Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sábado, 08 de abril de 2017, 20h17

Com investimentos de R$ 10 milhões, Energisa coloca em operação mais uma linha para Juína


A Energisa colocou em operação no dia 07 de abril, a segunda linha de distribuição de alta tensão de Juína. Com 16,8 quilômetros de extensão, a obra será um reforço para a distribuição de energia, levando mais confiabilidade ao sistema elétrico, além de contribuir para o desenvolvimento econômico na região ao levar disponibilidade de novas cargas para os clientes. Para viabilizar o empreendimento, foram investidos R$ 10 milhões.

O município e toda a região próxima, como Juara, Brasnorte, Sapezal, Campos de Júlio, entre outros, terão mais um ponto de suprimento de energia, levando também mais qualidade desse fornecimento.


“É uma honra para nós poder contribuir para o crescimento do estado de Mato Grosso. Desta vez, a região de Juína será a beneficiada. O aumento na disponibilidade de energia terá significantes impactos sociais e econômicos, como a geração de novos empregos e o suporte às ligações para serem feitas durante o programa de universalização. Por isso, não poupamos esforços para que este investimento saísse”, comenta Riberto José Barbanera, diretor-presidente da Energisa Mato Grosso.

A linha de distribuição de alta tensão de 138 kV sairá da subestação de Juína da Rede Básica da Empresa Brasileira de Transmissão de Energia (EBTE) para atender a subestação de distribuição (da Energisa) de Juína. Isso significa que o município e toda a região próxima, como Juara, Brasnorte, Sapezal, Campos de Júlio, entre outros, terão mais um ponto de suprimento de energia, levando também mais qualidade desse fornecimento.

Com dois pontos de suprimento, as equipes de campo terão mais possibilidades para fazer manobras, o que resulta na redução da quantidade de vezes que os clientes ficam sem energia e em menos tempo sem luz. Para o prefeito de Juína, Altir Antônio Peruzzo, esse é um dos pontos chaves do linhão em Juína.

“Nós dependemos do Sistema Interligado Nacional e estávamos na ponta da linha. Assim, quando tinha qualquer interrupção, nós ficávamos sem energia. Por isso essa obra era tão esperada por todos. Além disso, temos uma demanda de novas ligações para empresas que querem se instalar aqui e dependiam do aumento da capacidade do fornecimento de energia. Agora finalmente teremos e será de grande importância para o desenvolvimento socioeconômico da cidade”, pondera Altir.

Para a obra, a Energisa priorizou estradas já existentes e áreas cultivadas. O objetivo foi minimizar os impactos na vegetação. Nas propriedades por onde a linha passa, foram instituídas faixas de servidão administrativas, espaços que possibilitam que as equipes da Energisa Mato Grosso tenham acesso à linha para construção, manutenção e inspeção.

Histórico – A construção da linha foi embargada em 2012 pelo Ministério Público Estadual e retomada em outubro de 2016, após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). A Energisa realizou um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e montou um projeto com um conjunto de melhorias para a população local, como novas calçadas próximas à rede, que foram construídas seguindo as normas da Prefeitura de Juína e com acessibilidade.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114