Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Quarta, 12 de abril de 2017, 05h53

Pesquisa sobre butiás presente em festa que celebra a cultura


De 06 a 09 de abril foi realizada, no município de Giruá/RS, a 11ª edição da Festa do Butiá – evento do qual a Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) tem participado nos últimos anos apresentando as pesquisas realizadas sobre a cultura e os esforços para consolidação da Rota dos Butiazais. Neste ano, no estande institucional, foram expostas fotografias de butiazeiros localizados em diferentes municípios do Estado e de países vizinhos onde ainda há remanescentes destas palmeiras. Também, foram distribuídos os livros “Vida no Butiazal”; e “Gramíneas Ornamentais Nativas”, da coleção “Cores e Formas do Bioma Pampa”; além de algumas publicações ligadas ao tema.

Participaram do evento os bolsistas de pós-graduação e pesquisadores Marene Marchi, Rebeca Fernandes e Marcelo Eslabao que, além de atender ao público presente, também realizaram a oficina de educação ambiental “Amamos Butiá” para alunos dos terceiros e sétimos anos das Escolas de Ensino Fundamental do município. Na atividade, a equipe explicou como se dá o desenvolvimento das palmeiras – que levam a partir de seis anos para dar os primeiros frutos – e ensinou os alunos sobre como plantar, cultivar e cuidar dos butiás.

Outro destaque foi o 1º Café com Butiá – seminário que reuniu para debater as potencialidades do Butiá no Estado – onde a equipe da Embrapa também apresentou o trabalho da pesquisa e a Rota dos Butiazais. Além disso, foram abordadas as perspectivas do butiá no âmbito das pequenas frutas e da agroecologia; os processos de agroindustrialização; as articulações para distribuição e comercialização; o butiá e sua importância nos territórios; e suas propriedades nutritivas. Segundo o pesquisador e engenheiro de alimentos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Josué Martins, os butiás chegam a possuir níveis de vitamina C acima de frutas como a laranja e o limão. “A concentração nos butiás, tanto nos que analisamos quanto nas referências bibliográficas dos outros tipos de butiá, é muito acima do recomendado pelos órgãos de saúde”, afirmou.

Durante a Festa, ainda foi realizada mais uma edição do concurso gastronômico “Balaio de Sabores”, onde são premiadas as receitas mais criativas feitas a partir dos butiás, nas categorias salgado, doce, agridoce e bebidas. Todas as 17 receitas participantes foram fotografadas pela equipe de comunicação da Embrapa e devem integrar um livro com a receita escrita e a história de cada prato.

Rota dos Butiazais

Giruá – e sua Festa do Butiá – é um dos 30 municípios gaúchos que integra a Rota dos Butiazais – iniciativa para consolidar uma rota turística internacional de valorização da biodiversidade associada aos butiazais no Rio Grande do Sul e em países vizinhos, como Uruguai e Argentina. A ideia da pesquisa é que seja realizada a conservação das palmeiras remanescentes pelo uso sustentável, valorizando o meio ambiente e a cultura tradicional dos povos ligados a essas plantas.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114